ME – Qualificar a população portuguesa e não deixar ninguém para trás

por Rua Direita | 2017.02.08 - 22:27

 

 

O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta quarta-feira a taxa de abandono precoce de educação e formação, vulgarmente conhecida como taxa de abandono escolar precoce, referente a 2016.

Este indicador é apurado por amostragem, no âmbito do Inquérito ao Emprego (e em articulação com o Eurostat), através de entrevistas telefónicas a jovens entre os 18 e os 24 anos que, não tendo concluído o nível de ensino secundário, se encontravam nas quatro semanas anteriores à aplicação do Inquérito sem frequentar qualquer ação formal ou informal de educação e formação.

Os dados revelados hoje colocam a taxa de abandono escolar precoce nos 14,0%, evidenciando uma ligeira flutuação, de 0,3 pontos percentuais, em relação aos 13,7% apurados em 2015.

Não constituindo uma variação estatisticamente relevante, esta ligeira subida do abandono escolar precoce tende a refletir, entre outros fatores (como a recuperação do mercado de trabalho), o aumento das taxas de retenção escolar registado nos últimos anos e que, como a alertou esta semana a OCDE, potencia a curto e médio-prazo, situações de abandono.

Portugal continua a registar níveis preocupantes de abandono escolar, o que reforça a necessidade de prosseguir e reforçar o investimento nas políticas de qualificação dos portugueses, conforme inscrito no Programa do Governo, e a inscrição da prioridade à qualificação como primeiro eixo do Programa Nacional de Reformas, através das seguintes medidas:

•      Programa Qualifica – retomando o investimento que foi descontinuado entre 2011 e 2015 na formação e qualificação dos adultos, para compensar o défice de qualificações decorrente do abandono escolar.

•      Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar – apostando na ação preventiva, centrada nos primeiros anos de escolaridade, para que as condições que têm levado ao abandono sejam corrigidas desde o início do percurso escolar dos alunos.

•      Reforço e valorização do Ensino Profissional – apostando na valorização de todos os alunos e na pluralidade de percursos, em resposta a vocações e necessidades de qualificação.

•      Reforço da Ação Social Escolar – investindo nas populações mais vulneráveis, tendo em conta a incidência do abandono nos grupos socioeconomicamente mais desprotegidos.

•      Políticas territoriais de combate ao abandono escolar – promovendo trabalho conjunto entre as autarquias, comunidades intermunicipais e governo na gestão dos fundos disponíveis para a construção de programas de combate ao abandono escolar com impacto e relevância efetiva.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

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