ME: Formação Contínua de Professores

por Rua Direita | 2017.02.10 - 17:17

18 milhões reforçam formação contínua no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar

 

A formação dos docentes e outros agentes de educação vai ser reforçada com um valor global de 17,9 milhões de euros pelo Ministério da Educação e pelo Programa Operacional de Capital Humano (POCH). Contribui-se deste modo para a concretização dos planos de ação estratégica apresentados pelas escolas no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Este Programa congrega um conjunto alargado de medidas, desde o pré-escolar ao trabalho sobre o currículo, assumindo que a formação contínua dos docentes é também um preditor de sucesso escolar.

O Ministério da Educação volta, assim, a fornecer formação gratuita aos professores. As candidaturas poderão ser apresentadas pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE). A formação de âmbito transversal será promovida pela Direção-Geral da Educação.

O financiamento destas ações deverá cumprir critérios de qualidade e impacto. Neste sentido, a formação deverá ser assegurada através de parcerias com Instituições de Ensino Superior, Sociedades e Peritos. Privilegia-se a modalidade oficina, com experimentação em sala de aula.

A formação de âmbito transversal contempla múltiplas áreas, das quais se destacam:

–  Metodologias ativas de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula;

–  Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar;

–  Bibliotecas Escolares em trabalho conjunto com o Diretor de Turma;

–  Gestão flexível do currículo e interdisciplinaridade;

–  Aprender e ensinar com TIC;

–  Educação inclusiva e gestão da diversidade;

–  Inovação e desenvolvimento curricular;

–  Educação para a cidadania; – Formação de psicólogos.

 

Esta ação inscreve-se no âmbito dos princípios e prioridades da política educativa do XXI Governo Constitucional expressas nas Grandes Opções do Plano, com a finalidade de promover um ensino de qualidade para todos e, deste modo, combater o insucesso escolar.

Na Região do Algarve a formação será apoiada pelo “Programa Regional CRESC Algarve”, estando prevista, para breve, a publicação do respetivo Aviso com uma dotação acrescida de 1,8 milhões de euros.

Estima-se que, até julho de 2018, a formação abranja cerca de 35 000 docentes a nível nacional.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub