JS Viseu propõe “bus participativo” nas escolas

por Rua Direita | 2015.04.16 - 15:23

JS Viseu propõe “bus participativo” nas escolas e espera que novo Orçamento Participativo não sirva para pagar promessas eleitorais

 

No momento em que está lançada a segunda edição do orçamento participativo e em que ficamos a conhecer o projeto do “bus participativo”, veículo que se vai deslocar pelas freguesias para dar a conhecer o orçamento participativo e recolher propostas, a Concelhia de Viseu da Juventude Socialista vem propor que a autarquia o faça também deslocar por todas as escolas do ensino básico e secundário do concelho e também pelas instituições do ensino superior. Para além de aumentar a rentabilidade do investimento, esta será uma forma de aproximar o Orçamento Participativo dos nossos jovens, fazendo com que estes participem em todas as fases do projecto, desde a apresentação de propostas até à votação final.

Por outro lado, a JS Viseu alerta para que, ao contrário do que aconteceu na edição anterior, esta segunda edição do orçamento participativo não sirva para pagar promessas eleitorais. Recordamos que a intervenção no Bairro Municipal era algo que já constava no programa eleitoral do PSD e que Almeida Henriques, já como presidente de câmara, apresentou, no início de 2014, um projecto de requalificação do Bairro avaliado em 1,5 milhões de euros. Posteriormente, o projecto de requalificação do Bairro Municipal viria a vencer a orçamento participativo. É importante concluir que a intervenção no Bairro Municipal passou dos 1,5 milhões, anunciados no início de 2014, para um valor de 75 mil euros, valor alocado ao primeiro orçamento participativo.

A Juventude Socialista entende que o orçamento participativo deve servir para promover a participação cívica dos cidadãos, através de propostas vindas directamente das populações, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida nos seus territórios. Essa é a essência do Orçamento Participativo e esperamos que seja respeitada em Viseu.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub