João Ferreira deputado do PCP no PE Visitou IPV/ESA

por Rua Direita | 2016.05.05 - 08:49

 

 

As jornadas de trabalho no distrito de Viseu dos deputados do PCP no Parlamento Europeu prosseguiram no dia 3 Maio com uma visita do deputado João Ferreira à Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e uma reunião com a Balflora, Secretariado de Baldios do Distrito de Viseu e ainda com a Coop. Raízes, em S. Pedro do Sul

 

Foi aprofundado o conhecimento sobre a actividade desenvolvida pelo IPV e pela ESA e sobre as dificuldades sentidas por estas instituições, de importância estratégica para o desenvolvimento integrado do distrito e, particularmente, para a dinamização do seu aparelho produtivo.

Salientam-se os problemas da precariedade laboral entre docentes e investigadores e o subfinanciamento das instituições, o que compromete muito do seu potencial e muitos projectos de investigação. Merece ainda destaque a ausência de uma discriminação positiva das instituições do interior o que acentua as suas dificuldades em situações de diminuição da procura, como a sentida ao longo dos últimos anos. Também o problema das dificuldades económicas de muitos estudantes e o consequente abandono escolar se continuam a fazer sentir com grande acuidade.

Apesar das dificuldades, é digno de registo o trabalho muito valioso desenvolvido por estas instituições. Trabalho que merece ser reconhecido, valorizado e incentivado.

A partir do contacto com vários dos projectos e linhas de ensino e investigação da ESA, os deputados do PCP tomarão iniciativas no Parlamento Europeu nos seguintes domínios:

– Acompanhamento da execução do Programa Horizonte2020 e seguimento das candidaturas submetidas por instituições portuguesas, como é o caso da ESA do IPV;

– Questionamento da Comissão Europeia sobre alterações ao Regulamento (CE) 1332/2008, tendo em conta o prejuízo que decorre deste regulamento para a produção do Queijo Serra da Estrela e outros queijos portugueses. Este questionamento visa a alteração deste regulamento, visando a inclusão da enzima do cardo, a cardosina, na lista de enzimas alimentares autorizadas;

– Questionamento da Comissão Europeia e luta firme contra o fim previsto dos direitos de plantação da vinha, cujas consequências podem ser desastrosas para a produção vitivinícola nacional, incluindo para a região do Dão; os deputados do PCP assumiram ainda um compromisso de defesa da produção vinícola da região e da promoção da diversidade de castas autóctones.

 

Na reunião com a Balflora foi dada nota da intervenção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu em defesa dos baldios. Inclui-se nesta intervenção o questionamento recente da Comissão Europeia sobre cortes nas ajudas da PAC à actividade de pastoreio nos baldios.

Houve igualmente oportunidade de fazer um ponto de situação aos problemas, dificuldades e também aos desafios com que os baldios se confrontam. Foi dada nota de alguns projectos para o futuro. Os deputados do PCP no Parlamento Europeu assumiram o firme compromisso de defesa dos baldios, da propriedade comunitária, e do pleno aproveitamento do seu potencial. Dando assim seguimento à actividade que no Parlamento Europeu já vem sendo desenvolvida nesse sentido.

Em S. Pedro do Sul, João Ferreira efectuou uma visita à loja da Coop. Raízes, nas Termas e inteirou-se das suas dificuldades e projectos para um mundo rural mais vivo e ustententável.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub