IVº Festival de Sopas de Sernancelhe (IIª parte)

por Rua Direita | 2017.02.20 - 21:16

 

O festival de Sopas e Encontro de Ranchos terminou ontem ao fim do dia. Foi um longo fim-de-semana, com muita dedicação e trabalho para as 16 associações presentes e para a entidade promotora, a autarquia local.

Hoje de manhã, o vereador da Cultura, Armando Mateus afirmava-nos terem-se consumido mais de 3.000 litros de sopa, batendo o record do ano anterior, situado em um pouco mais do que 2.200 litros.

Contas feitas, se cada visitante consumir 0,5 litro – o que é em média muito improvável – houve 6 mil visitantes. Porém, pelos números obtidos e referenciados, Sernancelhe teve no seu Festival de Sopas mais de 8.000 visitantes.

Um invejável e belo número…

Estivemos presentes na abertura oficial, 6ª feira e no sábado de manhã.

Da parte da tarde, entre Ranchos e Caldos, houve a apresentação do livro de Cristina Castro, “A Doçaria Portuguesa – Norte“, que esteve a cabo de Luísa Gil e Alberto Correia.

No domingo voltámos ao Exposalão, com imenso público, tendo sido com genuinidade e entusiasmo que todos quantos lá afluíram, puderam degustar tantos e tão suculentos caldos, confecionados com produtos endógenos locais, e ver e ouvir as exibições dos vários grupos folclóricos oriundos de diversos pontos do país.

Ao fim, e no balanço geral, Carlos Silva, o presidente do Município confessava-nos “ser mais uma aposta ganha, esta agora centrada nas dinâmicas interventivas Associações do Concelho, fazendo gala de seus dotes culinários, do seu empenhamento e da qualidade dos produtos que a terra-Mãe dá e as mãos sábias do homem sabem conjugar com rigor, sabor e muita mestria.”

Juntamente com a Feira Aquiliniana da Lapa e a Festa da Castanha, estes três eventos já garantiram um local de apreço e destaque no bem-querer de todos os sernancelhenses e dos inúmeros forasteiros que a eles acorrem.

Mais um sucesso para a autarquia, construído laboriosamente com o apego de todos e para todos, sem excepção.

 

(Fotos de Paulo Pinto e PN)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub