Futebol Jovem do Distrito de Viseu (21 e 22 de Dezembro)

por Miguel Vargas | 2013.12.25 - 23:49

Tondela carimba passaporte para fase de apuramento de campeão e subida de divisão no Nacional de Juniores!

Juniores A (Sub-19)
Na Zona Norte, o líder, Sátão, tinha um embate dificílimo frente ao Sp. Lamego, equipa que seguia no grupo dos segundos classificados, que com a vitória deste fim-de-semana consegue consolidar ainda mais o seu primeiro lugar ao fim da primeira volta da 1ª fase do campeonato. Que aproveitou para se distanciar no segundo lugar, fruto do desaire do Sp. Lamego, foram as equipas do Cinfães e Penalva do Castelo que acabam este ano civil igualadas no 2º lugar da tabela classificativa mas já com 5 pontos de distanciada do 1º classificado.
Na Zona Sul, a equipa do Repesenses aproveitou o deslize do Molelos este fim-de-semana para se adiantar no topo da tabela classificativa tendo neste momento mais 6 pontos que o conjunto de 3 equipas (Mortágua (menos um jogo), Molelos e Mangualde). Mangualde a obter o grande resultado da jornada, precisamente no campo do Molelos o que veio mexer com a tabela classificativa.
Juniores B (Sub-17)
Na zona Norte, o Líder Cracks de Lamego cumpriu a sua missão deste fim-de-semana frente ao Cinfães que passava pela vitória, alcançada por números expressivos (5-1). O 2º classificado (Drizes) por forma a não perder terreno também venceu o Ac. Viseu B e assim manteve a distância na tabela classificativa em 3 pontos quando caminha-mos a passos largos para o fim da primeira volta. Os 3º e 4º classificados (O. Frades e Sátão, respetivamente), por forma a ainda terem aspirações nesta primeira fase, também venceram os seus adversários desta jornada o que faz com que ambas as equipas mantenham ainda uma distância passível de ser diminuída ou até mesmo extinta para as equipas posicionadas nos primeiros lugares.
Na zona Sul, os três primeiros classificados (Tondela, Lusitano de Vildemoinhos e Viseu e Benfica) não cederam qualquer ponto, aumentando assim distâncias face a toda a concorrência. Destaque maior para a vitória do Tondela por ter sido num terreno difícil frente ao atual 4º classificado Repesenses B.
Juniores C (Sub-15)
Na Zona Norte, o líder, Cinfães, deixou dois pontos em Viseu frente à equipa dos Viriatos o que faz com que para já não existam grande consequências pois o 2º classificado, Cracks de Lamego, folgou este fim-de-semana mas se na próxima jornada esta equipa de Lamego vencer, encurta distâncias para o 1º lugar pois a equipa do Cinfães é a próxima equipa a folgar e assim sujeitar-se aos resultados dos adversários. Vouzelenses e Ol. Frades também venceram, fora de casa, e assim aproximam-se cada vez mais de Cinfães e Cracks de Lamego.
Na zona Sul, Tondela e Viseu 2001 defrontavam-se no jogo grande da jornada, pois jogavam 1º e 2º classificado, ambas as equipas ainda sem derrotas até ao momento. O Tondela foi mais forte (venceu 1-0) e assim consegue aumentar a distância que tinha para o Viseu 2001 que agora é de 5 pontos. O Pinguinzinho, 3º classificado, aproveitou o deslize do Viseu 2001 e com a vitória deste fim-de-semana aproximou-se do 2º lugar estando agora a apenas 3 pontos.
Nacionais
Na 2ª Divisão Nacional de Juniores A, a equipa do Tondela alcançou um feito histórico ao garantir a 4 jornadas do término da 1ª volta um lugar na fase de apuramento de campeão e subida à 1ª Divisão Nacional de Juniores. Frente a um adversário com aspirações a também marcar presença nessa fase final, Tourizense, a equipa do Tondela garantiu a vitória mais que saborosa já perto do fim com um golo de Dani Pina. Pela 1ª vez na história da 2ª Divisão Nacional de Juniores uma equipa de Viseu vai lutar pela subida à 1ª Divisão Nacional do escalão, divisão essa que nunca mais teve nenhuma equipa do distrito desde a extinção do CAF (Clube Académico de Futebol).
No campeonato nacional de Juvenis, o Ac. Viseu alcançou uma vitória expressiva e dignificante na Figueira da Foz frente à Naval 1º de Maio por 4 bolas a 0. Com este resultado a equipa alcança o 3º posto da tabela classificativa tendo apenas à sua frente U. Leiria e Académica de Coimbra. Já o Repesenses defrontou o líder U. Leiria e não conseguiu pontuar perdendo no seu reduto por 1-3. Apesar deste resultado mantem uma posição confortável na tabela classificativa (5º lugar com 23 pontos).
No campeonato nacional de iniciados este fim-de-semana não se realizou nenhuma jornada estando a próxima agendada para o dia 5 de Janeiro.