Festa onde a Castanha é Rainha… Sernancelhe!

por Rua Direita | 2014.11.02 - 22:55

 

secret estado

 

E a festa começou logo na 6ª feira, dia 31 de Outubro, com a inauguração do evento pelo secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque que não foi a Sernancelhe apenas para abrir o evento, mas também para assumir compromissos futuros na área que tutela e na importância consagrada a este produto da terra.

se est2

O dia seguinte fez madrugar os desportistas e o passeio pedestre “Rota da Castanha e do Castanheiro” foi um êxito com mais de uma centena de caminhantes em circuito atento e bem seleccionado pelas serranias locais.

passeio_pedestre9

passeio_pedestre19

Decorreram os concursos da Melhor Castanha – DOP – Castanha Soutos da Lapa. Foram apreciadas por competente júri as concorrentes, apuraram-se as vencedoras. Em simultâneo, decorria outro difícil apuramento: o do Melhor Doce de Castanha, desta feita internacionalizado com a colaboração da jacommard, Madame Toupin. Cada ano há mais concorrentes, mais imaginação, mais competência na gastronomia concorrente. Se o 1º prémio foi atribuído a um “pushcake de castanha com aspecto delicioso, não houve desmérito nos inúmeros pratos em desafio.

1 premio

pushcake

rebuçados

deliciasAcorreram milhares de visitantes. O desafio estava ganho. O investimento de tanto trabalho obtivera o justo retorno. A tarde e até ao cair da noite foi de muita festa e animação.

trancoso

Todas as freguesias tinham o seu stand propondo o que de melhor a terra lhes dá. Havia também latoaria esmerada, olaria com arte, fumeiro do melhor, pão, queijo, jeropiga bons vinhos. Mas havia mais… excelente folclore, concertinas aprimoradas, cantadores despicados, Confraria da Castanha, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) com o seu protocolo de apoio técnico aos produtores SER COM, Aquilino omnipresente, a ESPROSER com os seus alunos e suas propostas, dois restaurantes Flora e Casa do Avô a proporem rica gastronomia, centenas de castanhas a rescenderem do brasido graciosamente dadas por gentis mãos e muita, muita animação, boa disposição, gaia juventude e um acolhimento caloroso.

utad

aquilino rev

ferreirim ramo

hl1

jovens

rifas

leonor

niel2O domingo juntou um milhar de entusiastas no “VIIº Passeio BTT – Rota da Castanha e do Castanheiro”.

Sernancelhe nunca terá tido tantos aficionados competentes e aguerridos. Foi uma “uma cavalgada épica” por montes e vale… a festa continuou e apenas às 21h00 foi dada por encerrada, a missão cumprida e o labor empenhado dado como profícuo.cabaz

O difícil não é ir a Sernancelhe – não me canso de o afirmar – o difícil é sair de lá…

Há muita genuinidade neste evento. Muito empenhamento de toda a população. Muito trabalho de bastidores. Muito rigor na sua organização. Parabéns!

 

o luis

acordi1lowq

O Rua Direita ouviu o presidente da autarquia, Carlos Silva e um dos produtores de castanha presentes no certame, Daniel Azevedo. Faremos a edição das entrevistas amanhã.

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub