Exposição de arte na ESEV apela à erradicação da violência sobre as mulheres

por Rua Direita | 2014.03.19 - 13:10

O projecto MALTRATADAS – exposição de arte colaborativa está patente na Escola Superior de Educação de Viseu até dia 25 de Março de 2014.

Trata-se de uma iniciativa que exorta à consciencialização dos cidadãos para o fim da violência sobre as mulheres nas diferentes formas em que esta se manifesta nas nossas sociedades.

Em 2013 o grupo de arte e educação C3 e a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV ) iniciaram o projeto de arte colaborativa ‘Maltratadas’ para a campanha lançada pela Associação Cultural de Viseu ‘Adamastor’, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Violência sobre as Mulheres.

Professoras da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual lançaram um apelo a partir das redes sociais e redes de arte educação artística da APECV para a elaboração coletiva de uma manta de retalhos. Cada retalho contaria a história de uma mulher vítima de violência. A aderência ao projeto foi significativa, alunas, alunos e professoras da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (nomeadamente dos cursos de APM e Educação Social), membros da Adamastor de Viseu; membros do grupo Teia de Gulpilhares; participantes dos ateliers de adultos da APECV; membros da associação cultural PIMTAI de Évora e professores da APECV de vários locais do país enviaram um retalho contando histórias de vida que não podemos calar. Através do patchwork, do uso da arte, foi mais fácil contar histórias dolorosas e denunciar situações de violência escondida.

A manta é um testemunho em memória de todas as mulheres que nunca puderam tornar visíveis essas histórias. É também um objeto educativo para alertar sobre o problema da violência sobre as mulheres em Portugal. Não é um objeto concluído porque se pretende que ano após ano aumente. É um objeto artístico itinerante que será exposto em vários locais públicos para que quem passe reflita sobre esta problemática e pense em todas as mulheres que foram maltratadas.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub