Escola Superior de Saúde de Viseu recebe nova edição do seminário de Bioética

por Rua Direita | 2014.03.05 - 13:55

O auditório da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) acolhe no próximo dia 27 de março o 6º Seminário de Bioética, com a temática desta edição a versar a “Conduta Ética: Integridade Académica e Profissional”.

A sessão de abertura está agendada para as 9:00h, iniciando-se de seguida os trabalhos com o painel da mesa 1, que centra o debate em torno dos “Procedimentos éticos e situações de conduta imprópria na vida académica”, com as comunicações de Joaquim Mourato (presidente do CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos) e António Jorge Almeida (responsável da Pastoral do Ensino Superior em Viseu); seguindo-se a intervenção de Aurora Teixeira (professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto) sobre “A fraude académica em Portugal: prevenção e consequência”. Ana Sofia Carvalho (membro do CNECV – Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida) encerra o painel com a apresentação “A ética na investigação em seres humanos”.

A moderação do painel é da responsabilidade de Joana Araújo (professora do Instituto de Bioética da UCP, e membro da Comissão de Ética da ESSV).

No período da manhã, tempo ainda para a discussão de posters científicos.

O programa prossegue à tarde, pelas 14:30h, com o painel da mesa 2. António Ferreira (presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João) versa o “(Re)pensar os cuidados de saúde: a importância da ética”, seguindo-se a comunicação de Filipe Almeida (Comissão de Ética do Hospital de São João) que alude ao “Consentimento informado: uma perspetiva bioética”.

A moderação está ao cargo de Marina Bastos (presidente da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

O seminário encerra com as comunicações livres, a terem lugar a partir das 16:30h.

O evento é uma organização da Comissão de Ética da ESSV e Comissão de Ética do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, em colaboração com os alunos do 24º curso de licenciatura em Enfermagem da mesma escola superior do Instituto Politécnico de Viseu, e tem como destinatários preferenciais os estudantes da Escola Superior de Saúde e os profissionais da área, sendo também aberto ao interesse do público em geral.

O evento pretende criar espaço público de debate e uma oportunidade para refletir sobre temas actuais e que se prendem com o lugar da ética no meio académico e cuidados de saúde.

Inscrições on-line, regulamento de comunicações e posters e outras informações em www.essv.ipv.pt.

seminariobioetica

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub