É esta a água que bebemos?

por Rua Direita | 2014.01.13 - 22:49

A Barragem de Fagilde apresenta-se hoje, junta às comportas e numa extensão de centenas de metros quadrados, com o aspecto que as imagens retratam.

Toda a espécie de detritos ali tem poiso, desde animais mortos – no ano passado terão de lá tirado um suíno morto – a bidons, recipientes plastificados, troncos, ramaria, esferovites, lama, etc. Lama que, em alguns sítios tem mais de 10 cm de espessura, um cheiro nauseabundo, milhões de mosquitos e onde aves de grande porte caminham naturalmente.

A Barragem de Fagilde, a maior ETA do Concelho de Viseu, é propriedade dos Municípios de Viseu (70%), Mangualde (11,5%), Nelas (15,5%) e Penalva do Castelo (3%), estando a sua gestão e exploração a cargo dos Serviços Municipalizados de Viseu (SMAS).

Ao que se apurou, a manutenção desta Barragem é da responsabilidade do Instituto da Água. Mas esta água é também aquela que vai ser adiante tratada e consumida por centena e meia de milhares de utentes em 4 concelhos.

Recorde-se que o abastecimento de água no concelho de Viseu depende apenas de cinco sistemas, Muna, Maeira, Vale de Fachas, Calde e Fagilde, representando esta última 78,7% da água consumida no concelho.

Untitled-6

Tentámos contactar o Instituto da Água sem êxito. Consultámos o portal do Cidadão do Instituto da Água e constatámos que tem a sua última actualização feita em 07/10/2011. Por seu turno, o Portal da Água, da dependência do INAG tem a última notícia publicada com data de 23/02/2006.

Cabe ao Instituto da Água a observância sobre a qualidade da água consumida. Mais, O INAG,I.P. é a Autoridade Nacional da Água, que tem por missão propor, acompanhar e assegurar a execução da política nacional no domínio dos recursos hídricos de forma a assegurar a sua gestão sustentável, bem como garantir a efectiva aplicação da Lei da Água. Garante a representação internacional do Estado no domínio da água. É igualmente a Autoridade de Segurança das Barragens, escrevem eles.

E nós, estamos seguros?

2b

3

4

5

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub