Docentes da ESAV (Escola Superior Agrária de Viseu ) editam livros nos EUA

por Rua Direita | 2013.12.19 - 17:09

ipv Vitamin CEditado pelas docentes do Departamento de Indústrias Alimentares da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) e investigadoras do CI & DETS (Centro de Investigação do IPV), professoras Raquel Guiné e Paula Correia, o livro “Engineering Aspects of Cereal and Cereal-Based Products” foi publicado pela editora norte-americana CRC Press/Taylor & Francis Group. A obra inclui diversos capítulos de autores nacionais e internacionais, inclusive um da autoria das próprias editoras.
O livro foca-se no crescimento recente na área da tecnologia de cereais e ciência de alimentos derivados dos cereais, revendo as últimas atualizações em desenvolvimentos tecnológicos no cultivo agrícola e processamento de cereais e destina-se aos cientistas, engenheiros alimentares e estudantes.
Os cereais incluem um grande número de entidades bioquímicas, muito diferentes em composição e características, bem como nas suas potencialidades tecnológicas. O livro aborda a produção de cereais, que varia de acordo com as práticas culturais, o tipo de cereal, cultivar e região, focando ainda o transporte, armazenamento e qualidade dos cereais, importante em todas as fases desde a colheita até à produção. Diferentes capítulos abrangem as operações tecnológicas, tais como moagem e extrusão húmida e seca, e ainda as operações de tratamento específico, incluindo panificação e confeitaria.
O livro também aborda o malte, processamento de arroz, cereais matinais e massas. Além disso, ele explora as novas tendências em produtos à base de cereais e os efeitos do processamento sobre as propriedades nutricionais e funcionais de produtos derivados dos cereais. Este livro discute os elementos básicos da tecnologia dos cereais, desde a produção à transformação, incluindo as operações de processamento mais importantes, com ênfase nos aspetos de engenharia.

O outro livro, “Vitamin C: Dietary Sources, Technology, Daily Requirements and Symptoms of Deficiency”, publicado pela editora norte-americana Nova Science Publishers, inclui diversos capítulos de autores nacionais e internacionais, e tem edição da professora Raquel Guiné.
A vitamina C é um dos componentes mais importantes para incluir numa dieta regular. É uma poderosa vitamina que oferece uma série de benefícios muito importantes para a saúde e afeta vários processos do corpo. A vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, e por isso, é preciso ingerir quantidades diárias desse nutriente para o nosso organismo funcionar corretamente e para prevenir doenças.
A vitamina C é um cofator em pelo menos oito reações enzimáticas, incluindo várias reações de síntese de colagéneo que, quando disfuncionais, causam os sintomas mais graves de escorbuto. A vitamina C também é conhecida por ajudar a prevenir gripes e constipações, mas é para além disso um potente antioxidante que combate os radicais livres no corpo. Como resultado, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, fortalece os ossos e dentes, fortalece os capilares sanguíneos, fortalece o sistema imunológico, ajuda a reduzir o nível de triglicerídeos e mau colesterol no sangue, e também ajuda o nosso corpo a absorver o ferro, prevenindo a anemia. Além disso, a vitamina C ajuda a combater as inflamações, infeções e vírus. A vitamina C também protege contra ataques cardíacos e derrames, ajudando a construir proteínas em vários tipos de construções celulares, que geralmente promovem a melhoria da saúde vascular e longevidade. Estudos sugerem que a vitamina C, podem ainda ser importante na prevenção da doença de Alzheimer ou de problemas autoimunes, bem como a aterosclerose.
Este livro tem como objetivo reunir informações valiosas sobre esta importante vitamina, incluindo fontes deste nutriente, os efeitos de processamento e uma série de abordagens diferentes para os papéis desta poderosa vitamina no corpo humano, como expresso pela diversidade de temas abordados nos diferentes capítulos que compõem a obra.

Raquel Guiné
Docente da Escola Superior Agrária de Viseu – IPV
raquelguine@esav.ipv.pt

Joaquim Amaral
Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Instituto Politécnico de Viseu
jamaral@pres.ipv.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub