Da Lapa até Fátima: “Eu Peregrino”

por Rua Direita | 2016.05.06 - 17:48

Da Lapa até Fátima: começou a décima peregrinação de fé organizada pelo movimento “Eu Peregrino” …

p7

O movimento “Eu Peregrino”, que congrega pessoas dos concelhos de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço, Armamar e Vila Nova de Paiva deu início hoje, 6 de maio, à 10ª peregrinação rumo a Fátima. O ponto de partida aconteceu na Lapa, Concelho de Sernancelhe, por volta das 14:00 horas, ganhando redobrado simbolismo por acontecer num Santuário com mais de cinco séculos, um local místico, uma referência religiosa do nosso País.

p5

Perto de uma centena de pessoas partiram para uma viagem de sete dias, debaixo de chuva e com temperaturas mais baixas do que o habitual, em que o sofrimento será atenuado pela organização e pelas instituições que apoiam logisticamente a iniciativa, como os Municípios, os Bombeiros Voluntários, a Escola Profissional de Sernancelhe, entre outras, a que se junta a boa vontade e colaboração de muitos anónimos que, ao longo do percurso, abrem as portas de casa e acolhem os peregrinos, ou as associações que franqueiam as suas instalações para dar guarida aos caminhantes.

p4

Padre Luís António é o Presidente da Associação “Eu Peregrino” e o guia espiritual do grupo ao longo desta viagem. Por isso as palavras momentos antes da partida para a 10ª peregrinação foram de fé, de crença, de motivação para que o desejo de chegar vença os momentos de angústia e sofrimento.

p3

A completar dez anos de vida, o grupo “Eu Peregrino”, com sede em Sernancelhe, é um exemplo de associação que promove uma abertura com a comunidade verdadeiramente notável, visível quer nas peregrinações, na colaboração aos eventos de cariz religioso e social e, como sucedeu o ano passado, na preparação da receção à imagem Peregrina de Fátima em Sernancelhe.

p2

p1p8

 

PPinto (texto e fotos)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub