D. Ximenes Belo apresenta livro na Biblioteca Geral da UC

por Rua Direita | 2017.01.16 - 16:15

 

Amanhã, 17 de janeiro, pelas 16h30m, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), vai decorrer a apresentação do livro da História da Igreja em Timor-Leste “Quinhentos Anos de Evangelização de Timor Leste” (2º Volume), da autoria de D. Carlos Ximenes Belo.

A cerimónia de apresentação da obra, editada pela Fundação Engenheiro António de Almeida, conta com a presença do autor, D. Carlos Ximenes Belo, e do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

Sobre o volume concebido por D. Carlos Ximenes Belo falará João Marinho dos Santos, da Faculdade de Letras da UC.

Este segundo volume da História da Igreja Católica de Timor-Leste trata dos acontecimentos eclesiais que ocorreram naquele território desde 1940 até 2012.

A obra apresenta sumariamente, num primeiro momento, a História civil de Timor-Leste: os últimos anos da presença portuguesa (1940-1975); o tempo da integração do território na Indonésia (1975-1999); a administração transitória das Nações Unidas (1999-2002) e os primeiros 10 anos de independência. Na segunda parte do livro descrevem-se os factos relevantes da vida da Igreja desde 1940 até 2012.

A terceira parte do livro faz referência a sacerdotes que foram colaboradores dos bispos como governadores do bispado e vigários-gerais. Por fim, um nota de referência às obras publicadas pelos missionários.

 

 

Cristina Pinto

AI UC –  Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub