Comunicado PS Tondela: Detenção de director de jornal

por Rua Direita | 2016.01.05 - 21:49

 

 

Sobre os recentes acontecimentos, do passado dia 29 de dezembro, na sessão da Assembleia de Freguesia de Molelos, o Partido Socialista não pode deixar de manifestar  a sua preocupação, embora não nos surpreendam estas atitudes dos representantes do PSD que, passados muitos anos, ainda se julgam impunes a todos os atropelos contra a Democracia e a Liberdade.

É tempo de dizer: Basta!

Um membro daquele órgão, democraticamente eleito nas listas do Partido Socialista, e ainda na qualidade de director de um jornal local, apenas pretendia gravar uma sessão pública, ao abrigo do direito constitucional de informar. Foi detido pelas forças de segurança, foi impedido de exercer o ser direito de participar na sessão para a qual foi convocado e vai a julgamento!

Os detentores de cargos públicos, onde se incluem todos os autarcas, estão sujeitos ao escrutínio popular e às consequência dos seus actos, não podendo invocar o desconhecimento da Lei. O mesmo se aplica às autoridades quando ultrapassam a linha das  suas competências.

Quem não deve, não teme e foi  este o princípio que originou o suposto “pecado” do Luís Figueiredo – à ordem das autoridades, cuja presença foi requisitada pelo presidente da assembleia, não desligou a gravação – tudo isto sem que houvesse interrupção dos trabalhos!

A detenção, durante quase 3 horas, é um atentado à Democracia e à Liberdade, porque não se anuncia alguma ilegalidade, a não ser por parte dos autores do ato.

Assim, manifestamos  o nosso inteiro  repúdio por este atentado aos Direitos do cidadão e do autarca, enquanto manifestamos a nossa total solidariedade e disponibilidade para estar ao seu lado, vítima de ódios que não se compadecem com a verdadeira causa dos princípios republicanos.

Continuaremos atentos e garantimos que esta luta será de todos os socialistas tondelenses contra aqueles que, sem olhar a meios, querem permanecer incólumes e ainda não perceberam que os tempos mudaram!

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub