Comunicado PS Mangualde – “Contas de gerência 2014”

por Rua Direita | 2015.05.13 - 09:31

 

O PS de Mangualde congratula-se com a aprovação das contas de gerência 2014, da Câmara Municipal de Mangualde.

Elas vêm provar de uma forma inequívoca que a gestão autárquica do executivo PS trilha excelente caminho.

A redução da dívida global do município, desde 2009, em aproximadamente 3,5 milhões de euros (3.436.221,45)  representa de uma forma clara, um trabalho pautado por boas práticas de gestão dos dinheiros públicos e pelo grande sentido de responsabilidade e rigor que tem vindo a ser característica deste executivo.

A Câmara Municipal de Mangualde caminha a passos largos para desonerar os mangualdenses da pesada herança de dívida construída durante os anos de gestão PPD/PSD.

A recuperação económica e financeira da autarquia está assente numa estratégia de gestão orçamental eficaz e eficiente e que permitirá a curto prazo aliviar os impostos aos mangualdenses, nomeadamente o IMI. Podemos afirmar que  está a ser efetuado uma revisão dos zonamentos no concelho e que esta revisão terá como consequência uma muito provável diminuição da carga fiscal sobre os contribuintes.

Hoje podemos falar de equilíbrio financeiro, de contas consolidadas, de luz ao fundo do túnel, sem as tormentas do passado quando o executivo PSD quase que hipotecou o futuro lato das gerações vindouras.

Acabaram-se as dívidas monstruosas que desequilibravam a estrutura financeira da autarquia, as dívidas a fornecedores com mais de um ano, os orçamentos inflacionados para justificar a despesa exagerada, os excessos de endividamento que penalizavam a autarquia em dezenas de milhares de euros mensais, a má despesa, os resultados negativos, a escalada vertiginosa da dívida ano após ano….

Hoje, a Câmara Municipal de Mangualde recuperou a sua credibilidade como entidade de bem, que honra os seus compromissos junto dos seus fornecedores, mas acima de tudo junto dos seus munícipes.

Hoje, Mangualde é uma referência na estratégia geopolítica da região, do distrito, mas acima de tudo é referenciada e respeitada pelos seus pares.

Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer repleto de desafios e dificuldades.

O executivo da Câmara Municipal de Mangualde pode contar com a disponibilidade e solidariedade do PS para o percorrer.

Lamentamos que, por vezes, o debate público e político em sede própria perca a grandeza da consistente argumentação em factos fundamentada, para dar azo a meras fugas para diante.

O pior cego é o que não quer ver, diz o povo na sua sabedoria. Uma oposição credível não vira costas ao debate político para esgrimir, apenas, a sua credibilidade e sustentação no vazio da promessa e da retórica inútil.

Até e porque, o tempo das palavras passou. Felizmente que passámos ao tempo dos actos… E eles estão aí, claros, transparentes e à evidência de quem usa os olhos para ver.

Está a valer a pena!

 

Gráfico do endividamento global:

 

Apresentação do PowerPoint

Partido Socialista de Mangualde

Marco Almeida

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub