Moções Apresentadas pelos Deputados do Partido Socialista na AIM CIMVDL

por Rua Direita | 2013.12.17 - 12:37

Moções apresentadas pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Intermunicipal da CIMVDL – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, e que mereceram aprovação da Assembleia Intermunicipal, ontem, dia 16 de dezembro, em Castro Daire.
P/ deputados do PS na AIM da CIMVDL
Marco Almeida 964451014 / marcoalmeida@ps.pt
Federação PS Viseu

MOÇÃO
ESTRATÉGIA MULTIMODAL

A Região Centro, nomeadamente a nossa Comunidade Viseu Dão Lafões, necessita para o incremento da sua competitividade e desenvolvimento económico de uma estratégia de acessibilidades multimodal.
Fala-se, concretamente, de uma articulação inteligente entre os corredores rodoferroviários. Entende-se pelos primeiros, a ligação Viseu/Coimbra em autoestrada, bem como a conclusão do atual IC12.
O trânsito internacional vindo da fronteira de Vilar formoso pode procurar o litoral e os seu portos de maior vantagem logística (Aveiro-Leixões), bem como a plataforma logística de Lisboa. Compreende-se, assim, que estes dois corredores são complementares e indissociáveis para o pleno alcance dos objetivos enunciados.
Quanto à ferrovia é do senso comum que a ligação entre Viseu e a linha da Beira Alta, com a valorização desta, e a ligação entre Aveiro/Viseu/Guarda/Salamanca, constituem uma alternativa e articulação logística com a rodovia. É importante realçar que na linha da Beira Alta, o investimento a realizar deve traduzir-se, na prática, num aumento da segurança e velocidade e da consequente diminuição do tempo de percurso
É neste contexto, considerando os trabalhos já realizados e aqueles que estão em estudo ou projeto, e ainda o facto destes investimentos poderem transmitir ao País, nomeadamente ao seu interior, novas oportunidades e erradicação de constrangimentos, que a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Viseu Dão Lafões vem exigir ao Governo decisões rápidas e um calendário realista para a concretização prática destes impulsos ao crescimento económico, ao desenvolvimento sustentado e ao emprego.

Castro Daire, 2013/12/16

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub