Comemorações dos 93 anos do PCP chegam a Viseu no próximo fim de semana

por Rua Direita | 2014.03.13 - 13:10

O Partido Comunista Português (PCP) celebrou no passado dia 6 de Março o seu 93º Aniversário. Fundado em 1921, o seu aparecimento correspondeu à necessidade sentida por sectores mais conscientes do operariado português de criação de um partido dos trabalhadores, com o objectivo supremo da construção da sociedade socialista e comunista em Portugal.

Com o golpe de Estado de 1926, o PCP viria a ser ilegalizado e as suas sedes encerradas. Entretanto o fascismo decretou a proibição e auto-dissolução de todos os partidos políticos. O PCP foi o único partido então existente que não aceitou essa imposição, decidindo continuar a luta pelo derrube da ditadura e pela democracia e a liberdade, nas duras condições da clandestinidade.

Com o 25 de Abril de 1974, é o PCP que se bate como nenhum outro pela realização de profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais, que se traduziram em importantes conquistas e realizações que melhoraram as condições de vida dos trabalhadores e do povo.

Hoje, o Partido Comunista Português é o partido da resistência às políticas de direita que há 37 anos fustigam o país e o povo português. É também o Partido de Abril e dos seus valores. Um partido que se bate pela ruptura com esta política de empobrecimento generalizado do país, de venda ao desbarato das suas principais riquezas e que defende uma política alternativa patriótica e de esquerda, de desenvolvimento do país, de apoio à agricultura, às micro, pequenas e médias empresas e defesa dos direitos de quem trabalha ou já trabalhou, nomeadamente dos seus salários e pensões.

Para assinalar este percurso de 93 anos de luta e de projecto, a DORV do PCP, elaborou um programa de iniciativas comemorativas para o Distrito de Viseu, que tiveram a primeira abordagem no passado dia 8 de Março, com um Jantar em Vila Nova de Paiva e que vão prosseguir  dia 15 de Março, com um Jantar em S. Pedro do Sul, no Restaurante “Laranjeira”, para as organizações de Lafões, e que contará coma presença de João Abreu, membro do Comité Central do PCP e responsável da DORV.

No Domingo, 16 de março, é a vez do Concelho de Viseu participar nas comemorações, que terão lugar no Hotel Durão e constarão de um Colóquio, pelas 10,30 horas sobre o tema “Derrotar o Governo, recuperar salários e direitos perdidos” e continuará pelas 12,30 com um Almoço de Aniversário. Estas iniciativas contarão com a participação de Francisco Lopes, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central, Deputado na AR e ex- Candidato à Presidência da República.

As comemorações continuarão no dia 22 de Março em Penalva do Castelo e Tondela, no dia 23 em Lamego e culminarão no dia 30 de Março com iniciativas em Cinfães e Mangualde, das quais daremos mais pormenores em próxima nota.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub