Carregal Positivo 2017

por Rua Direita | 2017.07.19 - 07:54

#CARREGALPOSITIVO2017

+ SAÚDE E BEM-ESTAR
Os órgãos autárquicos, câmaras municipais e juntas de freguesias são responsáveis pela maior parte dos parques infantis, jardins e parques recreativos ou outras infraestruturas de apoio à infância. Cabe a elas serem as promotoras da inclusão das crianças portadoras de deficiência e da adaptação desses mesmos espaços, já que, nos dias de hoje, existem poucos locais devidamente equipados para as necessidades delas.
O Centro de Saúde tem um papel fundamental nas comunidades, para além de prestarem cuidados de saúde primários, muitas vezes têm a função de cuidadores e zeladores das populações mais frágeis, como as crianças, os idosos, grávidas adolescentes, vítimas de violência doméstica, pessoas portadoras de deficiência, toxico dependes, entre outros. Neste sentido, propõe-se a criação de uma rede multidisciplinar de intervenção, em que um Técnico Superior de Serviço Social e um Psicólogo trabalhariam em parceria com os Técnicos de Saúde de forma a prevenir situações de risco.
Recomendamos também o fornecimento de refeições nas escolas, durante o período das férias escolares, justificando a necessidade de garantir refeições aos alunos de famílias carenciadas.

+ ACESSIBILIDADE E TRANSPORTES
Uma ciclovia urbana que una a nossa vila com a Ecopista do Dão é um projeto importante, no entanto, consideramos prioridade a reabilitação dos circuitos pré-históricos e arqueológicos já existentes no Concelho, permitindo da mesma maneira a circulação pedonal e de bicicletas e promovendo um transporte saudável e amigo do ambiente pela nossa região.
Os autocarros que fazem linhas nacionais e internacionais com escala em Carregal do Sal param em diferentes lugares, onde, por vezes, os utentes têm de esperar ao ar livre, junto à estrada, sem qualquer tipo de serviço básico como alimentação ou sanitário. Sugerimos, então, a construção de uma paragem de autocarros onde os munícipes poderão aguardar debaixo de um coberto, com proteções laterais dado o vento e frio de inverno, e terem acesso a um balcão de bilheteira, alimentos ou bebidas em máquinas de venda automática e casas de banho. Não pedimos uma central de camionagem, apenas uma paragem com condições mínimas adequadas!
Além disso, lutaremos por uma carrinha exclusiva e gratuita para o transporte de idosos das suas aldeias para o centro da vila e vice-versa.

+ AMBIENTE
O melhoramento das ETARs é, desde sempre, prioritário para nós. Sabemos que a grande maioria está em fim de vida ou simplesmente não funciona. Queremos uma requalificação urgente, pelo bem dos nossos rios, das nossas populações e da nossa agricultura!
O glifosato (herbicida) é um veneno perigoso que contamina as águas subterrâneas e é utilizado nas ruas do nosso Concelho sem qualquer tipo de controlo. Existem alternativas muito menos prejudicais para o ambiente, tal como a monda térmica, que funciona a óleo vegetal reciclado e que gera vapor de água a altas temperaturas de forma erradicar ervas daninhas sem o uso de produtos químicos.

+ SERVIÇOS PÚBLICOS E CULTURA
Vivemos entre dois dos rios mais importantes da nossa região, o Mondego e o Dão, estas belezas naturais pouco são aproveitadas. Tendo já sido construído um projeto nesse primeiro, consideramos que seria benéfico para todos a remodelação e uma forte dinamização da praia fluvial da Azenha.
Com vista a recompensar os residentes do nosso Município, desenvolvemos a proposta do Cartão Carregal: mediante o pagamento de uma quota anual, todos os carregalenses poderão beneficiar ao máximo dos serviços públicos do Concelho, obtendo descontos em quaisquer eventos do Centro Cultural, do Museu, etc., uma redução significativa dos preços praticados pelas Piscinas Municipais e ainda o não pagamento da taxa imposta pela Biblioteca/Espaço Internet após a segunda hora de utilização dos respetivos computadores.
A distribuição de uma agenda cultural mensal pelos recantos da vila, inclusive online, e que envolva todas as Associações das freguesias de Carregal do Sal é também uma mais-valia para todos nós.

+ DIREITOS DOS ANIMAIS
Consideramos a proibição da entrada de animais com trela no Parque Alzira Cláudio discriminatória. Não sendo este parque dotado de nenhuma espécie de flora e fauna protegida, não se justifica tal proibição. Os parques caninos também podem ser incluídos dentro de outros parques municipais! Assim, os animais teriam a oportunidade para correrem livremente fora do seu habitat doméstico. Igualmente, a distribuição de sacos próprios para os dejetos caninos asseguraria um Parque limpo e cuidado.
Queremos um canil municipal que garanta o mínimo de condições aos animais que, infelizmente, ali têm de estar. São necessárias jaulas com camas e dimensões suficientes, outro espaço lúdico onde possam correr, um espaço próprio para banhos e ainda uma equipa devidamente qualificada para lidar com as problemáticas específicas dos canídeos.
Sabemos que os animais ocupam um importante lugar nas famílias, porém, os custos de serviços como a esterilização e/ou vacinação podem atingir valores excessivos para os seus donos, principalmente para aqueles com dificuldades económica. Devemos apoiar as famílias carenciadas com cuidados veterinários a preços simbólicos ou de forma gratuita, se necessário, garantindo o cumprimento da Lei.
Como Partido e Movimento, continuamos a defender o fim das atividades circenses com animais. Apoiamos o circo sim, mas sem animais!

+ ÁGUA MUNICIPALIZADA
Comprometemo-nos a: defender a gestão pública da água em associação com outros Concelhos vizinhos que sofrem do mesmo problema; separar a administração da água da Associação de Municípios do Planalto Beirão (AMRPB), uma vez que esta engloba 19 municípios, mas apenas 5 têm um serviço comum de água – esta distribuição deveria respeitar todo o património inerente à Associação; combater judicialmente a ilegalidade da adenda assinada em 1998 entre a AMRPB e as Águas do Planalto; reforçar que a aprovação de todas as questões não relacionadas com a logística corrente da distribuição de água, nomeadamente os preços estabelecidos, deveria ser competência das Assembleias Municipais; e, por fim, tornar público, mensalmente, todos os documentos relacionados com estas mesmas negociações.

+ INOVAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
Como é do conhecimento da comunidade, por vezes existem painéis ou ecrãs informativos que transmitem notícias e avisos de interesse público durante quase todo o horário de funcionamento desse mesmo espaço. Um destes exemplos é a Câmara Municipal de Carregal do Sal. Hoje em dia, existem diversos ‘mini’ computadores que, para aplicações simples como estas, são mais do que suficientes em termos de recursos.
O Carregal Positivo defende uma política de poupança de energia, reduzindo ao máximo os consumos energéticos onde é viável e possível fazê-lo. Somos da opinião de que se deve continuar a promover a mudança para iluminação LED e estendê-la a todos os espaços públicos e vias de transporte. Acreditamos que estas infraestruturas ainda podem ser melhoradas e otimizadas, de forma a serem mais eficientes.
Caminhamos a passos largos para um futuro ao virar da esquina e é importante começar a defini-lo a curto, médio e longo prazo!

Carregal Positivo,

Queremos +!

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub