Bizdirect lança Centro de Competências internacional em Viseu

por Rua Direita | 2014.01.14 - 22:01

O Município de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu e a Bizdirect, empresa tecnológica do universo SSI / Sonaecom especializada na comercialização de soluções de IT, na consultoria e gestão de contratos corporativos de licenciamento e na integração de soluções Microsoft, assinam hoje o protocolo para a criação do Centro de Competências dedicado à prestação de serviços inovadoras e de qualidade em tecnologia Microsoft (Dynamics CRM, SharePoint e BizTalk), direcionado para o mercado internacional, que será instalado no campus do Instituto Politécnico de Viseu.

O protocolo assinado pelas 15H00 entre o Município de Viseu, o IPV e a Bizdirect vai permitir o lançamento do Centro de Competências, que deverá criar 30 postos de trabalho já no primeiro ano de arranque.

O Centro passará a funcionar nas instalações do edifício do CITTEC – Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia situado no campus do IPV. De igual modo, também o Politécnico de Viseu vai ainda adequar a sua formação nas áreas da informática e da gestão às necessidades do Centro de forma a permitir que os seus jovens recém-licenciados possam ter acesso a estágios e experiência profissional de âmbito internacional.

Com o Centro de Competências em pleno funcionamento prevê-se a criação de 150 postos de trabalho, contribuindo para a formação de jovens recém-licenciados e licenciados no Instituto Politécnico de Viseu, ou residentes no município. Através da sua academia, o Centro irá preparar os profissionais para a prestação de serviços de consultoria, desenvolvimento e integração de projetos em vários países com tecnologia produzida localmente, potenciando assim a aquisição de experiência profissional internacional e retendo desta forma talentos em Portugal. Este centro de excelência vai oferecer aos clientes soluções baseadas em projeto ou tarefa.

O Centro de Competências visa responder ao crescimento de projetos de grande dimensão e complexidade, em curso e novos projetos, nas áreas de CRM (Customer Relationship Management) e ECM (Enterprise Content Management) no mercado mundial, que provoca uma forte procura de recursos qualificados para a sua concretização.

Segundo Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “este projeto prova que o interior pode ser atrativo, criar emprego qualificado e ter inovação. O Município de Viseu apresenta um contexto local muito favorável ao investimento. Temos disponibilidade de infraestruturas e uma posição geográfica estratégica, um stock de recursos humanosqualificados, uma academia vibrante e uma política local amiga do investimento.”

O novo Centro de Competências está especialmente vocacionado para servir clientes na Europa.

“Este é um projeto estratégico e de grande importância. Para além de toda a inovação e desenvolvimento tecnológico pretendemos reforçar a criação de postos de trabalho e retenção do capital humano português na região”, afirma João Mira Santiago, Diretor Geral da Bizdirect.

Para o desenvolvimento do projeto, a Bizdirect contará com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu e do Município de Viseu para a formação de jovens profissionais. “A qualificação dos nossos profissionais vai estar sustentada em projetos desafiantes ao nível internacional”, acrescenta João Mira Santiago.

“A instalação deste Centro no campus do IPV potencia uma maior ligação do Politécnico com o mundo empresarial e integra-se no âmbito da sua missão de participação em atividades de ligação à sociedade, designadamente na criação, difusão e transferência de conhecimento, bem como apoiar a inserção na vida ativa dos seus diplomados. Este projeto constitui uma mais-valia para o IPV que certamente se irá traduzir no aumento da sua notoriedade e da sua atratividade”, refere Fernando Sebastião, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

 

Discurso do Presidente do IPV, Fernando Sebastião, em 14 de janeiro de 2014

 

A assinatura deste protocolo constitui, para o IPV, um momento da maior relevância que ocorre em consonância com o trabalho sério que o Instituto e toda a sua academia tem vindo a desenvolver, cuja qualidade é reconhecida, não só a nível local e regional, mas também a nível nacional.

O processo teve início com um primeiro contacto entre a Bizdirect e os responsáveis do Curso de Informática e da direção da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, que endossou para a Presidência do Instituto a avaliação do interesse da parceria e a condução das negociações, nas quais foi igualmente envolvida a Câmara Municipal de Viseu.

A concretização deste projeto, o segundo que realizamos com o grupo SONAE, foi possível graças ao entusiasmo e à conjugação de esforços dos três parceiros que permitiu que, num prazo muito curto, fosse possível concluir as negociações com a convicção de que todos ficam a ganhar com esta parceria.

A Bizdirect tem, por esta via, acesso ao sistema científico e tecnológico do IPV, a recursos humanos qualificados, a instalações modernas e funcionais numa cidade reconhecida pela sua qualidade de vida.

O IPV cumpre a sua missão de ligação à sociedade, participação no desenvolvimento económico da região e do País, e de inserção dos seus diplomados na vida ativa.

A Câmara Municipal de Viseu vê reconhecida a atratividade do seu concelho, a fixação de talentos e a criação de 150 postos de trabalho altamente especializado. Para além disso, Viseu passará, nesta área, a ser um centro de negócios a nível internacional com implicações altamente favoráveis para o turismo da região e para o seu comércio em geral.

A rede de Politécnicos foi criada em Portugal há cerca de quatro décadas numa estratégia de desenvolvimento, em especial do desenvolvimento económico, do país e das suas regiões.

O IPV, inserido nessa rede, tem, desde a sua criação, desenvolvido as suas atividades de ensino e investigação em estreita colaboração com os agentes económicos locais e nacionais que reconhecem a qualidade dos serviços que presta, nas suas diversas vertentes.

No sentido do reforço das suas atividades de investigação aplicada, o IPV, nos últimos anos, apostou fortemente na qualificação do seu corpo docente que atualmente conta com 150 doutores e inaugurou, em 13 de setembro de 2013, as novas instalações do CITTEC-IPV, Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto, local onde o Centro de Competências Bizdirect ficará instalado.

Não poderia nesta minha intervenção, deixar de agradecer a disponibilidade, o entusiasmo e a pronta colaboração do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, cuja atuação, ao longo do processo, foi muitíssimo importante para a concretização deste projeto.

Finalmente uma palavra de reconhecimento, ao Diretor Geral da Bizdirect João Santiago, pelo seu profissionalismo, mas também pela sua cordialidade na forma como conduziu as negociações, postura que rapidamente viabilizou o estabelecimento de relações de confiança entre nós, que em muito contribuíram para o sucesso alcançado.

A criação deste centro de competências é da maior importância para o País e particularmente para Viseu e para a sua região e demonstra mais uma vez a importância das sinergias entre os diversos agentes políticos, económicos e institucionais.

Sem dúvida, constitui, igualmente, uma enorme mais-valia para o Instituto Politécnico de Viseu que certamente se irá traduzir no aumento da sua notoriedade, da sua atratividade e no seu reforço enquanto pilar estruturante do desenvolvimento da região.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub