BE – Europeias 2019 – Bárbara Xavier

por Rua Direita | 2019.02.23 - 11:39

 

A lista da candidatura do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 2019 foi aprovada no dia 16 de fevereiro na Mesa Nacional do BE e apresentada ontem em Coimbra no Comício Nacional #Esperança2019. É encabeçada pela eurodeputada Marisa Matias e “é absolutamente paritária”, com 11 mulheres e 10 homens. Mulheres e homens de todo o país e de todas as lutas, dos 18 aos 64 anos, independentes e aderentes. Os distritos da Guarda e de Viseu estão representados pela jovem independente, Bárbara Xavier. 

A Bárbara nasceu na Guarda e estudou na Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Em 2010, iniciou o Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, na área de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento. Realizou um estágio de verão não curricular no Serviço de Psiquiatria da Guarda e concluiu uma pós-graduação em Arte-terapia e Waking Dream Therapy, pelo Instituto CRIAP, em Lisboa. Realizou o estágio curricular do mestrado integrado no Centro Educativo dos Olivais e a tese sobre a estrutura motivacional de jovens com e sem medidas tutelares educativas.

Ingressou na Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra, uma pequena sala cheia de gente grande, que permitiu pela primeira vez a materialização das suas lutas e lhe ensinou como faze-lo. Coordenou os projetos “Escol(h)as DH”, 1ª, 2ª e 3ª edição da “Street Store de Coimbra” e “SDDH in Action”; colaborou nos projetos “1ª Jornadas Universitárias dos Direitos Humanos”, “Vai um café e dois dedos de conversa” no EP Coimbra e fez parte da direção da mesma.

Ingressou na Ordem dos/as Psicólogos/as Portugueses/as como estagiária e começou a trabalhar para a REDE de Jovens para a Igualdade, na qual ainda se encontra em funções e onde encontrou o melhor espaço e as melhores colegas para levar a cabo a luta pelos direitos das mulheres. Iniciou o trabalho nesta organização, no âmbito do projeto Viseu Jovem pela Igualdade e Common Ground.

Atualmente faz parte da direção da mesma, colaborando nos projetos IV. Encontro Nacional de Jovens Feministas e Equal Space. É ativista pela REDE de Jovens para a Igualdade no núcleo de Viseu da “Rede 8 de Março” e na “Plataforma Já Marchavas”.

Ativista em diversas frentes, direitos humanos, feminismo, educação, a Bárbara Xavier enquadra-se numa candidatura às Eleições Europeias que se compromete com a liberdade e igualdade, com o desenvolvimento económico e a transição energética, com o Estado social e os direitos do trabalho, com a democracia em todas as suas dimensões.

A participação da Bárbara na lista do BE às eleições Europeias 2019 é o garante da presença, nesta candidatura, da luta pelo desenvolvimento do interior, nas suas mais variadas vertentes.

O Bloco de Esquerda mantém o projeto por uma Europa de democracia, liberdade e solidariedade. Candidata-se às Eleições Europeias de 2019 pronto para combater as derivas ultraliberais e autoritárias, pronto para defender os direitos do trabalho, o Estado social e a democracia. Por uma Europa de povos que decidem do seu destino!

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub