Associação Nacional de Cuidado e Saúde

por Rua Direita | 2016.02.09 - 11:42

 

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA LANÇA O MAIOR PROJETO DE TELESAÚDE A NÍVEL MUNDIAL

A Associação Nacional de Cuidado e Saúde (ANCS) vai apresentar, no próximo dia 25 de Fevereiro, aquele que é considerado o maior projeto de tele-saúde e tele-assistência a nível mundial. Denominado “10 Mil Vidas”, o projeto pretende ser o ponto de partida para uma mudança de paradigma no apoio social e de saúde à população idosa e com necessidades de apoio em Portugal. O maior projeto mundial realizado com sucesso neste sector ocorreu em Inglaterra, com cerca de 6000 pessoas a receber apoio.

O evento, de abrangência nacional, terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã e é dirigido aos representantes dos Municípios; Comunidades Intermunicipais, ARS, CCDR, ​Misericórdias​, ​IPSS​ e ​​Agrupamentos de Saúde,​​​​​ entre outros.

Portugal é hoje um dos países com índice de pessoas com mais de 65 anos mais elevado no mundo. Ao analisarmos apenas a região de Viseu, os dados de 2013 apontavam para um total de 98.601 idosos. Em apenas quatro anos, passou-se de pouco mais de 15.596 idosos identificados a nível nacional como vivendo isolados, em 2011, para cerca de 39.216 mil em 2015. Trata-se de um problema complexo que exige uma resposta urgente.

A resposta social de empurrar os idosos para os lares da terceira idade revelou ser ineficaz, extremamente cara e muitas vezes socialmente nefasta. Sem contar com os fenómenos extremos de abandono ou a perda efetiva de autonomia, as pessoas preferem viver nas suas próprias casas, de forma independente, mesmo estando sós.

Desta forma, não é possível manter o modelo atual para cuidar da população mais idosa, sendo necessário encontrar novas abordagens que permitam apoiar as populações a terem uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz.

Com este projeto, a ANCS pretende criar um novo modelo que complementa as estruturas de apoio atuais com serviços de tele-assistência e tele-saúde, para permitir dar mais apoio aos idosos e agir preventivamente, contribuindo assim para menores custos sociais e para que vivam mais tempo, mais saudáveis e mais felizes. A Presidente da Associação, Fernanda Carneiro, informa que “este não é um projeto com intuito experimental, mas sim para criar a massa crítica suficiente para a implementação em Portugal de um modelo de apoio a idosos com resultados comprovados na generalidade dos países da Europa Ocidental.” Para saber mais sobre a ANCS e o projeto, visite o site www.ancs.pt.

 

Sobre o evento:

Data: 25 de Fevereiro 2016

Hora: 15h

Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã

Para além da apresentação das características do projeto, vão ser também apresentados pilotos que já estão a avançar nos Municípios que já se associaram ao projeto. O evento contará ainda com o riquíssimo testemunho do Dr. Eric Arnoux, fundador do serviço de tele-assistência em França.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub