ASPP/PSP – COMEMORAÇÕES DOS 27 ANOS DOS “SECOS E MOLHADOS”

por Rua Direita | 2016.04.18 - 13:48

ASPP/PSP – COMEMORAÇÕES DOS 27 ANOS DOS “SECOS E MOLHADOS”

Em 21 de Abril de 1989, na Praça do Comércio, em Lisboa, ficou para a história sindical da PSP o confronto entre elementos sindicalistas da PSP e as forças de intervenção da polícia de choque com bastões, escudos, cães polícia e canhões anti tanque.

Nesse confronto, que ficou conhecido como “secos e molhados“, a tensão atingiu pontos altos de conflitualidade, por ordem do primeiro-ministro do maioritário XIº Governo Constitucional, encabeçado por Aníbal Cavaco Silva, sendo ministro da Administração Interna, Silveira Godinho que, taxativamente, afirmava: “Nunca haverá Sindicato da Polícia!”. Enganou-se. Hoje não há um, nem dois, nem três…

Os “molhados” tornaram-se uma referência pela sua persistência, tenacidade e coragem; os “secos”, ainda hoje são vistos como uma espécie de apaniguados do regime…

Em Braga, Porto, Coimbra, Lisboa realizam-se esta semana acções de comemoração desta efeméride, o que é bem a prova da vitalidade da Associação dos Profissionais da Polícia / PSP.

O Rua Direita, na figura do seu editor, estará em Coimbra, no histórico Café Santa Cruz, na próxima 4ª feira, pelas 17H00. Do evento vos daremos posterior notícia.

SECOS MOLHADOS Coimbra logo

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub