“As Lições dos Jovens Mestres” trazem pianistas estrangeiros a Sernancelhe

por Rua Direita | 2014.02.24 - 13:48

O Auditório Municipal de Sernancelhe recebe, entre 1 e 3 de março, a segunda edição de “As Lições dos Jovens Mestres”, projeto idealizado em 2012 pelo jovem sernancelhense André Roque Cardoso, pianista da École Normale de Paris. No cartaz deste ano, três jovens pianistas estrangeiros vão partilhar, com novas abordagens, num ambiente intimista e em permanente interação com o público, a sua sabedoria e paixão através de concertos, concursos, conversas e “youngclasses”. As Lições dos Jovens Mestres seguem depois para Ponta Delgada, Açores, entre 1 e 3 de abril, e Coimbra nos dias 8 e 9 de maio.
sern licoes_jovens_mestres edição 2012

Projeto organizado pelo Município de Sernancelhe, conta este ano com parceiros como a Região Autónima dos Açores, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Cultura, do Conservatório Regional de Ponta Delgada, EPTA – European Piano Teachers Association, Associação dos Amigos do Conservatório de Coimbra, Conservatório de Coimbra e o Teatro Micaelense.
Ecaterina Baranov (Moldávia), Elise Bachour (França) e Miho Nagata (Japão) são os mestres que vão estar em concerto e participar em youngclasses. O concerto de abertura, que decorrerá pelas 21:00 horas, terá a particularidade de incluir um concurso onde a votação é feita inteiramente pelo público, pretendendo-se criar um envolvimento mais íntimo, mais informal entre pianistas e plateia, potenciando momentos de descontração mas também de informação, nomeadamente acerca de como ingressar numa escola de música no estrangeiro.
Depois de em 2012 “As lições dos jovens mestres” terem passado Guarda e Chaves, dois anos depois é a vez de Ponta Delgada e Coimbra. Em todos estes locais, para além do concerto/conversa com o público, os alunos terão a possibilidade de frequentar masterclasses. No caso serão “youngclasses”, já que os orientadores são jovens músicos, consistindo em aulas públicas com a singular oportunidade de assistirem a novas abordagens, e até mesmo inesperadas, que criarão uma empatia especial com os participantes e ouvintes.
Ainda que tratando-se de um projeto com raízes numa vila do interior de Portugal, “As Lições dos Jovens Mestres” têm estabelecido importantes parcerias com cidades do nosso país, tornando visível o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, bem como a tradição cultural e musical que as carateriza.
Informação detalhada sobre este evento poderá ser consultada em http://www.cm-sernancelhe.pt/licoesjmestres, que conta ainda com apresentação do programa, dos currículos dos pianistas convidados, contactos e inscrições.

Paulo Pinto
TC

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub