“Artes e ideias da desconcentração”, João Luís Oliva

por Rua Direita | 2014.11.18 - 14:17

A ACERT foi palco para a apresentação do livro de João Luís Oliva, “Artes e ideias da desconcentração – Práticas Culturais de Outros Centros”, Ed. Ler Devagar, Outº 2014.

À actriz Maria do Céu Guerra competiu a leitura de textos, de seguida a obra apresentou-se pelas palavras de João Maria André (Director do Departamento de História e Artes da FLUC), José Rui Martins, enquanto anfitrião, pela ACERT, Carlos Santiago, dramaturgo galego e José Pinho, da Editora Ler Devagar.

1_Oliva_lançamentoACERT_josecruzio

Com prefácio de António Pedro Pita, a obra divide-se em duas partes:

antes de mais…

… e depois de tudo

Reúne textos publicados “a convite do então director” de um jornal local, sob o título genérico “O Tempo e o Modo”, seguindo-se “Jardins Efémeros”, “Culturas, Territórios, Poderes”, “Sem Gaveta”.

270 páginas onde e parafraseando é dado mote a…

“…uma política cultural que se preocupe em alargar a geografia e a eficácia social das manifestações artísticas, em lugar de des-centralizar o centro, deve contribuir para des-concentrar os pólos de criação e produção; isto é, multiplicar os centros, e, então, possibilitar a itinerância e troca entre eles. Uma política sem  navegação à vista e sem disponibilização avulsa de meios e recursos…”

Com um completo índice remissivo onomástico tem fotografias de vários autores, entre eles, José Alfredo e José Crúzio.

A ler, com urgência…

12_Oliva_lançamentoACERT_josecruzio
(Fotos de José Crúzio)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub