Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir – Um sucesso!

por Rua Direita | 2015.01.11 - 16:41

 

A Escola Superior de Educação de Viseu recebeu a 1.ª Edição do Seminário Internacional “Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir” que contou com a participação de cerca de 270 pessoas provenientes de diversos pontos do país.

O seminário foi organizado em parceria pelas Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu, a Escola Superior de Educação de Viseu e a Câmara Municipal de Viseu.

Na sessão de Abertura estiveram presentes: Telmo Antunes (Director do Centro Distrital da Segurança Social); Cristina Azevedo (Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu); Joaquim Seixas (Vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu); Fernando Sebastião (Presidente do Instituto Politécnico de Viseu); Maria João Amante (Coordenadora da área disciplinar de Psicologia da ESEV) e José Carreira (Presidente das Obras Sociais).

alz2

Os oradores apresentaram diversos modelos de prevenção e intervenção, dando também relevo ao papel do cuidador. O presidente das Obras Sociais, IPSS que criou em 2014 o Centro Apoio Alzheimer Viseu (CAAV), alertou:

Urge “cuidar de quem cuida”! Tantas vezes invisíveis, os cuidadores estão, em regra, sobrecarregados e desapoiados. Sem saber o que fazer, vivem, com o preconceito da sociedade e a incompreensão de familiares e amigos. Um tabu, incompreensível em pleno século XXI, em sociedades desenvolvidas, mas bem real e que funciona como a espada de Damócles.”

Telmo Antunes e Joaquim Seixas consideraram importante a realização destes eventos para que se possa debater o problema, informar e sensibilizar as populações. Ambos sublinharam a importância da criação do CAAV. O Vice-presidente do Município, anunciou também uma novidade para Viseu, a implementação do Café Memória, uma abordagem inovadora em Portugal que permite juntar pessoas com problemas de memória ou demência, os respectivos familiares e os cuidadores para partilhas de experiência e suporte mútuo. Catarina Alvarez, coordenadora nacional do projecto Café Memória, aquando da sua apresentação, mostrou-se a sua satisfação pelo pioneirismo de Viseu na região centro. O modelo de implementação ainda se encontra em estudo, prevendo-se que se associem ao município e às Obras Sociais mais parceiros.

alz 3

Foram realizados dois workshops, Caravelas de Memórias (Raúl Moita) e Intervenção Gerontológica com o Método Montessori (Daniela Brandão).

Maria do Rosário Zinckle, da Alzheimer Portugal, sublinhou a importância da definição de um Plano Nacional para as Demências, do regime jurídico das incapacidades e da necessidade de formar os familiares e os cuidadores. Os psiquiatras Glória Carrera Bueno e Nuno Cunha apresentaram duas comunicações que se complementaram: “Sintomas psicologicos y conductuales de las demencias” e “Cognição e Demência”.

O último painel ficou reservado para um enfoque especial na figura dos cuidadores: Israel Contador (“Optimismo, Burnout y calidad de vida en cuidadores informales de pacientes con demencia) e Mafalda Duarte (Intervenção Psicoeducativa com cuidadores informais).

Uma palavra final para a importância, actualidade e premência desta temática e para a qualidade deste colóquio internacional que teve em José Carreira o seu principal mentor.

(fotos Rui Rocha – Real Imagem)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub