“AGORA A SÉRIO, Tu podes melhorar a tua Escola”

por Rua Direita | 2017.02.13 - 14:05

 

 

Fevereiro é o mês de apresentação e discussão de propostas para o Orçamento Participativo das Escolas (OPE). Os alunos de estabelecimentos de ensino público com 3.º ciclo e secundário vão, até ao final do mês, dar conta aos colegas do que gostariam de fazer ou ter na sua Escola, e tentar convencê-los de que têm a melhor ideia.

O objetivo da iniciativa OPE é incentivar a capacidade de tomar decisões, compreender o funcionamento das instituições democráticas, apelar ao espírito de cidadania e participação, bem como proporcionar momentos de debate entre estudantes do 7.º ao 12.º anos. 

 

Esta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves será o palco de uma sessão de apresentação e discussão de ideias para o OPE, exemplo do que irá decorrer, ao longo do mês, em todas as escolas do país. Nesta sessão, em Vila Nova de Gaia, o Ministro da Educação será o “presidente”, pelo que conduzirá os trabalhos desta “assembleia”.

Antes do início deste “plenário”, o Ministro Tiago Brandão Rodrigues apresenta um vídeo sobre o OPE e a página de facebook que vai estar disponível para todos os alunos até 24 de março – Dia do Estudante – o dia em que todos vão votar a melhor proposta (precedido de um período de campanha das ideias que irão a votação).

Nos dias seguintes, os Secretários de Estado Alexandra Leitão e João Costa estarão presentes em mais duas sessões do Orçamento Participativo das Escolas, na Escola Básica de São Gonçalo, em Torres Vedras, e na Secundária de Loulé nos dias 17 e 21, respetivamente.

 

10h00 – O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, preside à sessão de apresentação e discussão de propostas para o Orçamento Participativo das Escolas, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Vila Nova de Gaia.

Local: Rua Professor Amadeu Santos – Valadares, Vila Nova de Gaia

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub