Abril… é em Sernancelhe

por Rua Direita | 2015.04.26 - 21:41

 

 

Sernancelhe é talvez o concelho de Portugal que mais entusiástica e condignamente festeja o 25 de Abril.

Desta feita não foi excepção e o Dia atingiu um culminar raramente visto.

Às 09H00, em frente aos Paços de Concelho, o presidente da autarquia desfilou perante os Bombeiros em parada. Chegou a Banda de Ferreirim. Entoou-se o Hino Nacional. Carlos Silva e o homenageado deste ano, José Mário Cardoso, que geriu os destinos autárquicos durante 24 anos, hastearam a bandeira nacional e a do município.

O povo do concelho e os convidados acorreram expressivamente. O Salão Nobre encheu-se. O átrio encheu-se. As escadas encheram-se e, para quem já não conseguiu lugar, um ecrã gigante transmitia a cerimónia.

s1low

Homenageado o Dia 25 de Abril, homenageou-se José Mário Cardoso com a atribuição da Medalha de Honra.

jaiminho

zé

armando

silva

De seguida, rumou-se o pavilhão multi-usos e, das 11H00 às 13H30, com mais de milhar e meio de presentes, maioritariamente munícipes locais, deu-se início ao prosseguir das cerimónias.

Actuou a pianista moldava Ectarina Baranov, com uma sublime interpretação de Liszt, os meninos, jovens acordionistas da Academia de Música local, os seus professores Jorge Almeida e Horácio Silva, ao piano e ao acordeão, ouviu-se o fado, um conjunto rock, guitarra clássica, actuaram ranchos folclóricos e Luís Represas.

ecater

meninos

acordio e piano

menina

conjunto

rancho1

guitarra

fado luis

Usaram da palavra Paulo Neto, Marta Gonçalves, o agraciado, José Mário Almeida Cardoso e o presidente do município, Carlos Silva Santiago.

No entreacto, em dois ecrãs gigantes, passaram sequências dos 24 anos da edilidade com este autarca à cabeça, as mensagens de felicitações filmadas de Pedro Passos Coelho, Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes, Nunes Liberato, Arlindo Cunha, José Cesário…

carlos marta

carlos palco

Na assistência contavam-se muitos autarcas e ex-autarcas do distrito de Viseu, o representante das FA, o senhor Bispo de Setúbal, Dom Manuel Martins e demais laureados com a Medalha do Concelho.

De seguida foi servido um almoço volante a todos os presentes, numa manifestação de rara e aprazível convivialidade. Passava das 15H00 quando se deu por terminada esta sincronia da cerimónia.

À noite, pelas 21H30 foi a vez de Luís Represas e os seus dois exímios músicos, ao piano e ao contrabaixo, proporcionarem um excelente e emotivo espectáculo musical que, de uma duração prevista de 75 minutos, num ápice escoados, volveu a duas horas, com o salão cheio de um público arrebatado, participativo, exigente e entusiasta. Foi um momento de muita empatia que terminou com os três músicos a lançarem cravos para a assistência.

rep1low

José Mário Cardoso foi o Homem do dia, numa sentidíssima homenagem proporcionada pelo executivo que lhe sucedeu mas, fundamentalmente, acalorada, humana e sentidamente, por aquela onda entusiástica de povo e de muitos amigos acorridos ao sentido abraço, bem merecido, por tantos e tão bons anos de diligente exercício autárquico ao serviço de Sernancelhe e dos sernancelheses.

Parabéns a todos. Sernancelhe sabe dignificar Abril.

 

 

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub