A Mata do Fontelo

por Rua Direita | 2019.04.04 - 14:25

Estamos perante um dossier que se arrasta e em que a resolução tarda. Mas mais grave do que isso, é a desorientação, é o não saber para onde ir que este executivo tem demonstrado na sua atuação.

Na ausência de respostas válidas para os problemas reais, fazem-se uns concursos para preencher o tempo e desviar as atenções do verdadeiro problema: que é o da requalificação da Mata do Fontelo e a abertura das zonas interditas ao público.

Poderíamos citar a título exemplificativo a limpeza da Mata do Buçaco, também ela alvo das tempestades Leslie e Helena, mas aberta há quase dois meses ao público, o que só por si demonstra o atavismo que paira sobre o Rossio.

O Executivo Municipal prepara-se para lançar o POLDRA, concurso público de esculturas, que, nas edições anteriores, teve como resultado a “plantação” em plena Mata de uns mamarrachos, de gosto duvidoso, completamente desfasados das temáticas locais. Não se compreende, portanto, como é que este Executivo fala na preservação de uma Mata Quinhentista, como é a do Fontelo, e depois a polui com “os tais artefactos“.

Não há coerência nas palavras deste Executivo, que por um lado quer retirar o Parque Infantil, mas por outro, dá luz verde a uns mamarrachos, que apenas ocupam espaço na Mata em nada valorizando o seu património e vegetação naturais.

Este Executivo é o mesmo que não se importa com as precárias condições em que trabalha o veterinário municipal, paredes meias com o Solar do Dão, e ignora que a casa de banho pública do Fontelo apresenta equipamento obsoleto, que permite grande desperdício de água ou que se revela ainda incapaz de recuperar o circuito de manutenção.

Bem sabemos que a resolução dos problemas leva tempo, no entanto, não nos continuem a entreter com espetáculos e programas de duvidosa qualidade, como é o caso concreto do POLDRA, que nada trouxe de valioso à Mata do Fontelo.

 

Carlos Cunha

Concelhia do CDS-PP Viseu

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub