A Cirurgia Oncológica em Viseu – LAVCHTV explica…

por Rua Direita | 2016.08.04 - 11:20

Finalmente a oportunidade do Centro Hospitalar Tondela Viseu, poder candidatar-se, já no próximo mês de janeiro, a Centro de Referência nas cirurgias oncológicas.

 

Portaria n.º 195/2016 – Diário da República n.º 137/2016, Série I de 2016-07-19

A Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu, vem publicamente manifestar a sua total satisfação e publico agradecimento a todas as entidades que connosco colaboraram, Ordem dos Médicos, Colégio de Especialidades, deputados dos Grupos Parlamentares do CDS, PSD e PS, com quem reunimos, na defesa do direito inalienável a que as populações da região de Viseu têm direito – A cuidados de saúde de qualidade.

Queremos ainda referir a forma como fomos recebidos pelo Senhor Primeiro Ministro e pela atenção que o Senhor Ministro da Saúde dispensou a esta manifesta injustiça para as nossas populações.

Tal como havíamos proposto, teria que ser revertida a Lei publicada em 2014, mormente no que concerne aos prazos de candidatura, que eram de cinco anos e passaram a ser anuais.

Não podemos deixar de referir a importância e a forma denodada como os profissionais do Centro Hospitalar Tondela Viseu, nomeadamente os médicos de cirurgia, se manifestaram em defesa da qualidade assistencial, assumindo inclusivamente posições públicas nas redes sociais.

É de estranhar, contudo, que esta medida não tenha sido anunciada, à semelhança da cirurgia pediátrica, com pompa e circunstância pela comitiva que se deslocou a Lisboa em 15 de julho, liderada pelo senhor Presidente da Autarquia, quando a presente portaria tinha sido assinada pelo senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde precisamente na véspera.

Esta é mais uma contribuição efectiva para a atribuição do Centro Oncológico a Viseu. Certamente que a petição pública, da qual o senhor Presidente da Câmara é primeiro subscritor já deve ter dado entrada na Assembleia da Republica, aguardando-se no início da próxima legislatura o seu desfecho.

Continuaremos sempre, independentemente de rótulos ou de epítetos que nos queiram colocar na defesa intransigente do bem-estar das populações e dos profissionais de saúde, mesmo que para isso tenhamos que ser incómodos.

Continuamos a solicitar aos detentores do poder político, que pugnem pelo interesse dos cidadãos e dos seus direitos. Viseu tem dos melhores profissionais de saúde a nível nacional. Viseu tem no seu Centro Hospitalar alguns equipamentos de ponta de elevada qualidade, e outras tecnologias a necessitarem de substituição ou mesmo aquisição.

Nada nos move contra a iniciativa privada, mas, compete-nos a todos nós defender e apoiar o Serviço Nacional de Saúde de qualidade.

 

«Artigo 4.º -A Candidaturas posteriores à conclusão do processo de candidatura inicial

1 — A Comissão Nacional para os Centros de Referência pode avaliar, nos termos do artigo anterior, as candidaturas de entidades prestadoras de cuidados de saúde a Centros de Referência, onde se insere o serviço, unidade ou departamento, que venha a reunir os critérios gerais e específicos fixados, posteriormente à conclusão do processo de candidatura aberto nos termos do artigo 3.º do presente Regulamento.

 2 — Para efeitos do disposto no número anterior, as entidades prestadoras de cuidados de saúde que pretendam apresentar as respetivas candidaturas devem, durante o mês de janeiro de cada ano, remeter à Comissão Nacional para os Centros de Referência a documentação que demonstre evidência do cumprimento dos critérios gerais e específicos previamente estabelecidos no aviso de abertura da candidatura inicial.» Artigo 5.º Entrada em vigor A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

 O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Manuel Ferreira Araújo, em 14 de julho de 2016. 

 

LIGA DE AMIGOS E VOLUNTARIADO DO CENTRO HOSPITALAR TONDELA VISEU

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub