A CASA DO SONHO

por Rua Direita | 2015.06.06 - 12:05

A Casa do Sonho é uma iniciativa inscrita na rubrica Pólis do programa da quinta edição dos Jardins Efémeros, a realizar-se dia 3 a 12 de Julho, em Viseu.

O projecto pretende criar na cidade espaços infanto-juvenis que agreguem os conceitos de biblioteca e de ludoteca, permitindo às crianças e jovens estimular e potenciar a imaginação. A iniciativa tem como objectivo criar momentos lúdicos, educativos, recreativos e culturais para que se potencie a capacidade imaginativa e criativa, contribuindo para o desenvolvimento educativo, cultural e social da comunidade em contextos não formais.

Numa primeira fase, a organização dos Jardins Efémeros apela à participação de lojas e empresas para receberem donativos de livros, instrumentos e jogos infantis doados pela população, com o objectivo de construir um espólio para a ludoteca efémera. Todas as lojas aderentes terão um dístico identificativo do projecto onde a população poderá entregar o material doado.

Todo o espólio angariado nas lojas será recolhido e alocado na Casa do Sonho – uma casa transformada em biblioteca e ludoteca situada na Rua do Comércio, nº94 – de 3 a 12 de Julho.

A Casa terá zonas distintas para explorar, brincar e ler, com diversas actividades, oficinas, performances e instalações, com o objectivo de potenciar a capacidade de imaginar, sonhar e explorar o ambiente.

O projecto conta com a parceria do Instituto Politécnico, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Teconologia e Gestão de Viseu, e Escola Superior de Educação de Viseu, Amnistia Internacional núcleo Viseu, Delegação da Ordem dos Advogados de Viseu, ACDV, lobistas do CH e de vários criadores locais e nacionais que estão a desenvolver actividades especificamente criadas para a Casa do Sonho.

Pretende-se que a Casa do Sonho, assim como outros projectos inscritos na programação dos Jardins Efémeros, possa ser o início de uma realização futura autónoma, tornando-se um projecto independente em 2016, com a construção de um módulo que receba todo o espólio angariado.

Num projecto que se tem vindo a afirmar nacional e internacionalmente, é na região e na cidade que queremos que seja vivenciado e celebrado o colectivo. Assim, a par de valores internacionais vindos de 3 continentes para integrar a programação da V edição dos Jardins Efémeros, são os viseenses a peça basilar desta realização.

Este ano temos um programa especificamente pensado para os mais novos – CASA DO SONHO – os visitantes têm a oportunidade de trazer as crianças a um edifício com actividades destinadas apenas ao público infantil. A imaginação é a palavra-chave para quem avança no primeiro degrau.
Vários artistas e universidades estão a dar o seu contributo artístico e científico para a edificação deste projecto. Temos cerca de 45 oficinas, com temáticas que vão da culinária à engenharia, da matemática à arqueologia, da fotografia ao ilusionismo por exemplo, entre muitas outras, com cerca de 3000 vagas, inteiramente gratuitas, pensadas com muito amor, dedicação e especificamente para a pequenada.

Porque consideramos que este projecto deve envolver a comunidade pede-se à sociedade civil que não deite fora os livros infantis e jogos guardados lá em casa com pó e que nos entregue nas mais de 20 lojas aderentes, disponíveis para consulta na página do projecto. Todo o material recolhido constituirá o espólio da ludoteca e biblioteca que estará situada na Rua do Comércio, nº 94, entre os dias 3 a 12 de Julho.
Vanda Rodrigues
http://casadosonhoblog.tumblr. com/

https://www.facebook.com/casad osonho15

@ Rua Senhora da Boa Morte, nº18 3500 Viseu

(Texto escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub