“Alemanha Ensanguentada”, Aquilino Ribeiro

por Rua Direita | 2015.04.20 - 15:20

O Goethe-Institut e a Bertrand Editora convidam para a apresentação da nova edição do livro Alemanha Ensanguentada de Aquilino Ribeiro, que terá lugar no dia 29 de Abril, às 18h30, na Biblioteca.

A apresentação conta com a presença do escritor e pensador Pedro Mexia, responsável pelo prefácio da nova edição, com Aquilino Machado, neto de Aquilino Ribeiro e de Eduardo Boavida, director editorial da Bertrand Editora.

80 anos depois da primeira edição, a Bertrand Editora reedita Alemanha Ensanguentada, onde a prosa de Aquilino Ribeiro dá forma à sua reflexão sobre o período entre guerras no seu pais, deixando antever, sob a apreensão, a germanofilia deste escritor maior de língua portuguesa.

 

Sobre o livro: Dois anos depois de terminar a Primeira Grande Guerra, Aquilino revisitou a Alemanha (país em que vivera por uns meses, em 1912, e em que casara, em 1913). Dessa viagem deixou um diário, mais tarde publicado sob o título de “Alemanha Ensanguentada” (1935). Neste texto, são visíveis as contradições e as hesitações num país saído de uma guerra havia dois anos, com difícil aceitação do acordado em Versalhes, assim como se evidencia a capacidade de perscrutar o ser humano, que Aquilino detinha, num exercício de leitura de rostos, de gestos, de tempos.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub