VISSAIUM vs VISSAIUM

por Óscar Lemos | 2018.12.19 - 10:14

 

No dia 04 de Outubro de 2018 foi constituída pela AIRV, IPV e PIAGET, a Associação sem fins lucrativos Vissaium XXI, vulgo incubadora tecnológica Vissaium, aka Incubadora Vissaium que, nos termos da escritura publica, “tem por objecto promover o desenvolvimento económico de Viseu e a sua inserção no circuito do conhecimento tecnológico, criar um ecossistema regional e transfronteiriço de empreendedorismo de base tecnológica e de inovação tecnológica, estimular a actividade empresarial e o empreendedorismo social e económico, incluindo ambiental e no sector primário, favorecer a coesão territorial e promover uma gestão inteligente e inovadora da cidade, através da realização de iniciativas e da concepção, desenvolvimento, gestão, realização de projectos, ou da sua participação nestes, estimulando uma articulação em rede entre as instituições universitárias e de ensino superior localizadas em Viseu, as empresas e as organizações especialmente relevantes para o desenvolvimento dos projectos a concretizar, incluindo entidades da administração central e local.”

Ao mesmo tempo, e de forma concertada, foi aprovado um protocolo de colaboração entre a CMV e a Incubadora Vissaium. Protocolo este celebrado à porta fechada, como é prática corrente de um Município que governa num regime protecionista e autoritário, já que só privilegia quem tem ligações políticas, o que justifica a anuência da oposição em aprovar o referido protocolo, ainda que sem conhecimento do respetivo conteúdo.
Acresce que, esta incubadora, qual auto-estrada de acesso a fundos comunitários, que não quer dizer ao certo ao que vem, tem já uma irmã gémea, só que em vez de associação, trata-se de uma sociedade por quotas, de seu nome Vissaium Consultoria Lda, curiosamente constituída na semana passada, mais precisamente no dia 10-12-2018. Esta nova empresa, que coincidentemente adotou o mesmo nome da Associação, é gerida e propriedade do Sr. Dr. Armindo Telmo Antunes Ferreira, ex-deputado da AR, ex-presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Ex- Diretor da Segurança Social de Viseu, Presidente da Assembleia Municipal de Vouzela, e que agora abraça um projeto empresarial com o objetivo de transmitir todo o seu Know How.
É óbvio que uma não se confunde com a outra e quem pensar que existe alguma ligação entre as duas Vissaium´s, só poderá estar a delirar ou a conspirar, ou até a querer achincalhar.
O tempo se encarregará de provar isso mesmo !
O que efetivamente acontece é que Vissaium está na moda, e todos os Viseenses e não Viseenses querem ter a sua… Até já há tabernas e edifícios com o mesmo nome !

Para obstar a eventuais equívocos recomenda-se que procedam ao registo no INPI da marca : Vissaium Marca

Engenheiro mecânico formado na GB (Chelsea College), com referências familiares no mundo automóvel local e nacional desde 1947. Perito Avaliador de Imóveis inscrito na Associação Nacional de Avaliadores com o Nº 515 a frequentar o Curso de Direito na Universidade Lusíada.

Pub