Sernancelhe – ESPROSER activa na luta contra o tabagismo

por Maria Sobral | 2014.11.14 - 22:16

 

No final do ano letivo 2013/2014 a Escola Profissional de Sernancelhe em parceria com o Centro de Saúde de Sernancelhe, lançou o desafio a todas as turmas de participarem no Concurso de Ideias “Prevenção do Tabagismo”, que pretendia envolver toda a comunidade escolar, chamando à atenção para a prevenção, divulgação e consciencialização do consumo de tabaco e das suas consequências, tendo como mote o Dia Mundial do Tabaco que se celebra no dia 31 de Maio.

O concurso teve por objetivo estimular á participação dos jovens do 10º ao 12º ano de escolaridade, em iniciativas que contribuam para um mundo sem tabaco, em linha com o artigo 12º da “Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo do Tabaco”.

Com este concurso, pretendeu-se promover o aparecimento de ideias que potenciassem a prevenção e o alerta sobre os benefícios da vida sem tabaco com participação ativa dos jovens, promovendo a criação de trabalhos únicos e originais a utilizar na prevenção do tabagismo, privilegiando vertentes como a criatividade e aplicabilidade prática.

espro2

Após avaliação perante júri, composto pelas formadoras de Saúde e Biologia, Maria Sobral e Paula Fernandes respetivamente, e a enfermeira Vera Massa, apuraram-se os trabalhos vencedores. Devido à natureza diferenciada mas extremamente criativa dos trabalhos apresentados a concurso, e reconhecendo a grande aplicabilidade dos mesmos, a decisão foi difícil e recaiu sobre as turmas de Saúde 3 (11ºano) e Informática 6 (12ºano) em ex aequo obtendo um total de 19 valores.

O prémio, tal como constava do Regulamento do concurso, seria uma viagem com o limite de 70 Km de raio, que não descurasse o tema e fosse de encontro ao conceito de manutenção e promoção de um estilo de vida ativa e saudável. Assim sendo, e por decisão consensual de ambas as turmas, organizou-se um dia de atividades ao ar livre e realização de desportos radicais no parque aventura Crónicas da Terra sito na Albufeira do Vilar. As atividades foram efetuadas conforme as capacidades físicas e opções pessoais de cada aluno, e passaram por, canoagem, paintball, arborismo, slide e escalada.

espro3

O resultado final foi extremamente positivo, tanto pelo empenho demonstrado por todos os alunos que resultou em trabalhos de grande qualidade, que se encontram disponíveis como ferramenta preventiva e de divulgação do tema base, bem como pelo excelente dia de convívio, promoção de relações interpessoais saudáveis, e contacto com a natureza no desenvolvimento das atividades físicas.

Pode consultar os trabalhos vencedores nos seguintes links:

https://www.youtube.com/watch?v=ts_W4FqNpog&index=2&list=FLuK2diBiwW0imx8d-_cSP1A

https://www.youtube.com/watch?v=8Mej8ZZeFBA&list=FLuK2diBiwW0imx8d-_cSP1A&index=3

Geóloga por graduação e afeição telúrica natural. Formadora na Escola Profissional de Sernancelhe. Técnica dinamizadora do Centro Interpretativo Aldeia da Faia. Promotora de consciência ambiental e cultural.

Pub