SEMANA POSITIVA

por José Carreira | 2017.02.10 - 16:56

 

A semana que passou foi muito positiva e entusiasmante. Espero que seja o mote para o novo ano: novos projetos de intervenção social, artística, comunitária, das pessoas, com as pessoas, para as pessoas…

Na quinta-feira, 02 de fevereiro, foi inaugurada oficialmente a sede do projeto, do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 3 G – Viseu Igual[1].

Foi uma honra poder contar com a presença de muitos representantes das organizações parceiras, indispensáveis na implementação do plano de ação delineado, apresentado e aprovado, no âmbito do Conselho Local de Ação Social de Viseu (CLAS).

Foi motivador ouvir as palavras de incentivo e apoio do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques e da Dr.ª Ana Paula Marques, em representação do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. Telmo Antunes.

Foram também apresentados dois novos projetos que serão implementados em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Médicos do Mundo[2]Banco de Medicamentos[3] – a Guarda Nacional Republicana – Comando Territorial de Viseu e Centro de Apoio ao Alzheimer de Viseu – Lembrar Seguro.

 

No sábado, 04 de fevereiro, a sede do CLDS 3G Viseu Igual foi palco da inauguração do pintor viseense Pedro Albuquerque – Retrospetiva em 50 Anos de Pintura. As comemorações de meio século de trabalho artístico de ALBUQ: “Original, polifacetado, heterogéneo, notável, performativo, intimista, libertário, prolixo, incontido, comunicativo, genuíno, inconformista e libertário são alguns dos adjetivos que ajudam a reconstituir um caráter invulgar, que é, no sentido de Walter Benjamin, uma “central de energia” (Martim Sousa, Aquilino Sem Palavras).

 

Foi uma tertúlia intimista que contou ainda com a presença do conceituado ceramista Sérgio Amaral que, brevemente, exporá, no espaço expositivo do CLDS 3G algumas das suas peças, das quais destaco os famosos e inigualáveis “MATARRACHOS[4], peças de autor, mitológicas, criadas há cerca de trintas anos.

 

[1] http://www.viseuigual.pt/

[2] http://www.medicosdomundo.pt/pt

[3] http://www.medicosdomundo.pt/pt/go/banco-de-medicamentos

[4] https://www.youtube.com/watch?v=DNQrknAT2-Y