SCHWINN CYCLING: PEDALADAS SOLIDÁRIAS

    O Centro de Apoio ao Alzheimer de Viseu – CAAV – procura, sempre que possível, informar e sensibilizar a comunidade sobre as problemáticas associadas à doença de Alzheimer e outras Demências. Combater o estigma associado à demência é uma das prioridades da nossa ação, sustentada em atividades de informação e sensibilização. No mês […]

  • 10:15 | Segunda-feira, 03 de Outubro de 2016
  • Ler em 2 minutos

 

 

O Centro de Apoio ao Alzheimer de Viseu – CAAV – procura, sempre que possível, informar e sensibilizar a comunidade sobre as problemáticas associadas à doença de Alzheimer e outras Demências. Combater o estigma associado à demência é uma das prioridades da nossa ação, sustentada em atividades de informação e sensibilização.


No mês de Setembro, Mês Mundial da Doença de Alzheimer, o CAAV esteve envolvido em múltiplas atividades: Passeio da Memória; EDP Meia Maratona do Dão Corrida da Emoção e XII Maratona Schwinn Cycling ForLife.

Pela primeira vez, tivemos a oportunidade de marcar presença num evento de Indoor Cycling que tem como base o programa oficial “Schwinn Cycling”.

Foi uma experiência muito positiva que juntou, em duas maratonas, uma no período da manhã e outra no da tarde, com a duração de 3 horas e meia cada, 100 participantes oriundos de várias cidades do país. Um ambiente de festa, abrilhantado por instrutores de grande qualidade, dos quais quero destacar e saudar os profissionais do ForLife pelo profissionalismo, dedicação à modalidade e espírito solidário demonstrado. Bem hajam: João, Nelson, Rui, Hugo e Romeu.

Foi muito positivo podermos disponibilizar informação do CAAV no local onde os atletas, que participaram nas maratonas, fizeram a respectiva credenciação. Consideramos que estas ações, nestes contextos diferenciados e informais, são de extrema importância porque nos permitem difundir a mensagem e chegar a mais pessoas.

Um agradecimento especial ao João Soares, Master Instructor, representante de toda a energia positiva e motivação da equipa Schwinn Cycling em Portugal, pelo convite que me endereçou para pedalar no palco junto dele, do Rui Garrido, António Costa e Claudio Santos, numa aula Fartlek.

Foram 45 minutos de “Pedaladas Solidárias”, na qualidade de Presidente das Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu e Coordenador do CAAV, com o objetivo de alertar para um problema que afeta cada vez mais pessoas e famílias. Há, no mundo, um novo caso de demência diagnosticado a cada 3 segundos (Alzheimer Disease).

Há imagens que falam por si, estar ao lado do instrutor Rui Garrido foi um estímulo para a nossa ação. Mesmo tendo uma perna engessada e não podendo pedalar, o Rui não deixou de dizer presente e dar a parte da aula que lhe coube, complemento ao trabalho do colega João Soares que tem visto o seu valor reconhecido internacionalmente. O coração e a emoção foram mais fortes do que a lesão.

Também nós, CAAV, apesar das fortes restrições financeiras e a quase inexistência de apoio institucionais, resistimos e insistimos em continuar a “pedalar” em prol daqueles que acreditam no nosso trabalho e que dele beneficiam.

Muito obrigado a todos os atletas que pedalaram com o certificado de garantia Schwinn Cycling. As vossas pedaladas transmitiram uma energia preciosa ao dínamo que produz a motivação que orienta a nossa ação.

Vamos continuar, juntos, a “puxar” e a “empurrar” o pedal!

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião