Precisamos de mais Abril

  Comemorar e invocar a data do 25 de Abril será com certeza um acto que fará sentido em qualquer momento. Teve valor no passado, tem significado no presente e terá porventura importância no futuro. E tem significado no presente não só porque se trata de avivar e relembrar os convencionais e tradicionais valores de […]

  • 19:41 | Sexta-feira, 18 de Abril de 2014
  • Ler em 2 minutos

 

Comemorar e invocar a data do 25 de Abril será com certeza um acto que fará sentido em qualquer momento. Teve valor no passado, tem significado no presente e terá porventura importância no futuro.

E tem significado no presente não só porque se trata de avivar e relembrar os convencionais e tradicionais valores de Abril, a democracia e a liberdade, mas porque necessitamos de Abril para inspirar a prática política em geral e a actividade governativa em particular.


O espírito de Abril é novamente indispensável para nos interpelar sobre o rumo que grande parte da Europa e o país estão a percorrer. A opção por uma agenda política neoliberal, que tende a criar uma ruptura entre o Estado e o cidadão, em que o Estado é enfraquecido, os mercados são endeusados e os indivíduos deixam de contar como pessoas concretas e reais, tem-nos conduzido a uma degradação das condições de vida e a uma insatisfação e descontentamento crescentes.

Deste modo, o espírito de Abril é novamente necessário para inaugurar uma nova forma de ver e de fazer política, com novos horizontes, com novas ambições, com novos objectivos, de modo a reconciliar os portugueses com a política.

A política é uma actividade humana, concebida pelo homem e para o homem, pelo que subverter ou negar o seu carácter antropológico é matar a essência da própria política. A política não existe para satisfazer os mercados, para responder às questões do défice, para aumentar o desemprego, para criar austeridade, para empobrecer as pessoas reduzindo salários e pensões e aumentando impostos, para dificultar a sua realização pessoal e social.

A política existe – e o espírito de Abril isso nos ensinou – para vivermos uma vida melhor, com mais bem-estar, para responder às exigências e às necessidades de um Estado que pretendemos social e cada vez mais social, em que todos tenham à partida as mesmas oportunidades e em que o desenvolvimento e o progresso sejam as metas a alcançar.

O espírito de Abril é novamente essencial naquilo que ele representa de confiança, de esperança, de anseios, de entusiasmo, de sonhos e de utopias.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião