Patronímico Carreira

  José Carreira em com a fleuma que vai-se às classes sociais com a diligência de um perdigueiro em época de caça. Segundo Carreira “(…) Ter um sobrenome conhecido na praça permite “saltos à vara” e “ultrapassagens pela direita”. As portas abrem-se-lhes e os tapetes vermelhos aguardam sentir o rasto dos sapatos italianos… Pouco ou […]

  • 18:50 | Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014
  • Ler em 2 minutos

 
José Carreira em com a fleuma que vai-se às classes sociais com a diligência de um perdigueiro em época de caça. Segundo Carreira “(…) Ter um sobrenome conhecido na praça permite “saltos à vara” e “ultrapassagens pela direita”. As portas abrem-se-lhes e os tapetes vermelhos aguardam sentir o rasto dos sapatos italianos… Pouco ou nada se lhes exige, não sendo submetidos ao habitual crivo da seleção.(…) ” Obviamente José Carreira conhece as diversas classes sociais, ora está num palácio a ouvir uma ária e discutir filosofia política como está numa taberna a abrir uma mini e a jogar matrecos. Em Carreira o eclectismo compensa. De lamentar que apenas conheça os figurantes errados de cada uma das classes. Todos sabemos que em todas as classes sociais existe gente de valor e carácter sendo que também existe, à falta de termo melhor, gente pouco dotada de talento ou destituídos de têmpera. Os atributos, bons ou maus, existem independentemente do berço.
Fica um exemplo: Imaginem um ex-presidente de concelhia, sem nome na praça, com uma visão política limitada pela sua própria incapacidade em ver mais longe e altamente condicionado pela imagem pública que procura transmitir; do outro lado uma jovem, com nome na praça, sem medo de arriscar e com vontade de a cada dia fazer mais, ultrapassar fronteiras, correndo todos os riscos, apesar do seu nome. Qual dos dois escolheria o leitor para um cargo de peso? Um ex-líder tolhido pela sua própria falta de recursos ou uma jovem que não se deixa limitar (por ela própria ou por terceiros)?
Não é uma questão de nomes, é uma questão de capacidade ou incapacidade. Já a inveja é uma questão de mentalidades, sem limites de sobrenome ou classe social.
PS: Quando um homem de têmpera polemiza tem a obrigação de identificar as pessoas com quem polemiza, o contrário é cobardia, meu caro.
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião