Orçamento da Câmara de Lamego – E já lá vão três alterações!

  Na última reunião de Câmara fomos confrontados com a solicitação de mais um pedido de alteração do Orçamento. No momento, tivemos a oportunidade de referir que: “o pedido de alterações ao Orçamento é uma prática corrente nos Municípios e que nada tem de escandaloso. Contudo, estas alterações também devem ser compreendidas e interpretadas à […]

  • 19:39 | Domingo, 08 de Março de 2015
  • Ler em 2 minutos

 

Na última reunião de Câmara fomos confrontados com a solicitação de mais um pedido de alteração do Orçamento.

No momento, tivemos a oportunidade de referir que: “o pedido de alterações ao Orçamento é uma prática corrente nos Municípios e que nada tem de escandaloso. Contudo, estas alterações também devem ser compreendidas e interpretadas à luz do contexto, das condições e dos actores políticos em questão.


Assim, se é verdade que um Orçamento é sempre uma previsão e, como tal, está sujeito a ajustamentos e adaptações, pois existem exigências e encargos que vão surgindo e que são inesperados, não deixa de ser menos verdade que existem movimentos e alterações ao Orçamento com vista a estabelecer folgas para permitir escolhas e para fazer a cobertura de aquisições de serviços e bens.

Todos sabemos que um Orçamento não é um documento neutral e muito menos puro ou inocente. O Orçamento consagra uma linha de opções e de prioridades estratégicas. Assim, no caso em apreciação, é desde logo de estranhar que, num período tão curto de tempo, já se tenham realizado três alterações orçamentais, o que demonstra a gestão à vista que tem sido feita e a ausência de rigor, precisão e visão que devem estar subjacentes à elaboração de um documento tão importante como este.

Na verdade, na proposta de alteração solicitada, existiam matérias que justificam a respectiva alteração. Contudo, existiam outras de carácter duvidoso e que vêm eventualmente cobrir despesas com as quais não concordamos e consideramos questionáveis. A título de exemplo, o encargo com a aquisição de uma nova viatura para a presidência, que é no mínimo discutível. Existe uma grande indefinição relativamente ao destino de alguns montantes e que não estão especificados e outros que demonstram um autêntico carrocel de retirada e de recolocação de verbas, difícil de perceber.”

Face ao exposto, os vereadores do PS não tinham outra possibilidade senão votar contra esta proposta de alteração orçamental.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião