Onda de demissões na Câmara Municipal de Viseu

por Carlos Cunha | 2019.08.04 - 12:05

A Comissão Política Concelhia do CDS regista com preocupação a série de demissões que têm ocorrido na Câmara e Assembleia Municipal de Viseu.

Primeiro foi a demissão do antigo chefe de gabinete de Almeida Henriques, Nuno Nascimento.

Ainda sem ter passado um ano desta demissão, surge a renúncia de Joaquim Seixas, vice-presidente, responsável, por delegação do Presidente, da Proteção Civil, uma área que assume ainda maior relevância em função do período que atravessamos.

Neste sentido, importa saber se será o Presidente Almeida Henriques a assumir esta responsabilidade ou se a voltará a delegar?

O Executivo Municipal quase sempre pródigo e ávido na comunicação de anúncios, remete-nos, uma vez mais, para um lacónico comunicado, em que para além dos devidos agradecimentos a Joaquim Seixas, nada mais alega para a demissão deste do que razões pessoais.

Nesta matéria de demissões louva-se a coerência do Executivo Municipal, uma vez que sobre Nuno Nascimento pouco ou nada foi explicado sobre os reais motivos que o levaram, ao fim de tantos anos de leal serviço, a bater com a porta.

Ainda num tempo recente, relembramos a rábula com o Presidente da Junta de Freguesia de Repeses/ S. Salvador, também funcionário da Câmara, promovido a Coordenador do Atendimento do Município, para algum tempo depois, renunciar ao cargo devido a incompatibilidades legais.

Também, neste assunto, o Município declinou explicações públicas, num caso, em que segundo os indicadores existentes, pode ser classificado, no mínimo como um erro grosseiro.

Quanto à Assembleia Municipal, assistiu-se à renúncia de mandato de João Cotta, um independente com fortes ligações ao PSD, que desempenhava as funções de primeiro secretário da Mesa da Assembleia Municipal e antigo Presidente da Viseu Marca.

Esta sucessão de demissões, para além de invulgares e explicadas de um modo muito superficial fragilizam o Executivo podendo inviabilizar o cumprimento do programa eleitoral sufragado pelos viseenses em 2017.

Carlos Cunha

Concelhia do CDS-PP

Carlos Cunha é militante do CDS-PP de Viseu e deputado na Assembleia Municipal. Licenciado em Português/Francês pela Escola Superior de Educação de Viseu concluiu, em 2002, a sua Pós Graduação em Educação Especial no pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa.

Pub