O empreendedorismo social na Escola

        Na sociedade do nosso tempo, o empreendedorismo de natureza social tem uma função decisiva, pois existe ainda um relativo vazio, no que concerne a esta área na oferta de expressão estatal e privada. Assim, faz todo o sentido que na Escola se criem Clubes, com uma vocação de voluntariado, prontos a responder a […]

  • 12:11 | Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015
  • Ler em 2 minutos

 

      Na sociedade do nosso tempo, o empreendedorismo de natureza social tem uma função decisiva, pois existe ainda um relativo vazio, no que concerne a esta área na oferta de expressão estatal e privada.

Assim, faz todo o sentido que na Escola se criem Clubes, com uma vocação de voluntariado, prontos a responder a um problema estrutural e que se prende cada vez mais com o crescente envelhecimento da população e o consequente desequilíbrio nas prestações sociais.


Esta nova forma de empreendedorismo, que inclui a dimensão social, chama a atenção e exige uma nova forma de articulação da liberdade individual com a responsabilidade social.

Deste modo, é importante que nas Escolas os nossos alunos aprendam a exercer uma cidadania responsável com intervenção comunitária.

A ideia é obrigar-nos a todos a alterar o registo e a centrarmo-nos numa mudança civilizacional, pugnando por uma sociedade mais proactiva, mais dinâmica e mais envolvente.

Se assim procedermos, estamos a melhorar as condições de vida das pessoas e a fazer com que estas tenham a possibilidade de receber apoio em casa e a oferecer-lhes um conjunto de soluções alternativas para as suas diversas necessidades sociais, sem assumir encargos financeiros.

A criação por parte das Escolas desta oferta baseada em Clubes de voluntariado será uma tentativa de resposta às lacunas e limitações do mercado e ainda à fraca resposta estatal. É que os serviços disponibilizados neste sector são ainda muito marcados pelo lucro privado, o que impede o acesso de muitos cidadãos ao usufruto dos mesmos serviços.

Assim, o empreendedorismo social em geral e nomeadamente a criação de Clubes nas Escolas são uma ferramenta importante na diminuição da exclusão social e na luta por uma maior equidade e justiça social.

Na verdade, trata-se de desenvolver competências empreendedoras, permitindo aos alunos que desenvolvam atitudes e comportamentos com vista a uma sociedade em que os valores da dignidade humana sejam uma feliz realidade.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião