No palco do Edir Macedo das Beiras

A vereação do PS perguntou ao executivo qual o custo da participação do Município de Viseu na BTL, dado que muitos senão todos os viseenses gostariam de conhecer.

  • 9:38 | Terça-feira, 06 de Março de 2018
  • Ler em 2 minutos

A vereação do PS perguntou ao executivo qual o custo da participação do Município de Viseu na BTL, dado que muitos senão todos os viseenses gostariam de conhecer.

Suspeito que se referem ao custo financeiro da referida participação e nesse campo, estou certo, que o Dr. Sobrado, logo que finalize a devida engenharia financeira, apresentará números não muito ofensivos para o bolso dos viseenses.
Já o retorno, excepto para a hotelaria lisboeta (tendo em conta o tamanho das comitivas que se apresentaram no certame), será sempre duvidoso.

Mas não são só as questões financeiras, por mais pertinentes que sejam, que me trazem a este texto. O que verdadeiramente preocupa saber é: Qual o custo social da participação do Município de Viseu na BTL? Que danos é que um histriónico vereador pode causar a um concelho? Qual o custo da parolice e do arrivismo na imagem de Viseu?
Se por um lado a trupe do Dr. Sobrado tenta criar a marca “Viseu” (a criação de uma marca era uma ideia muito em voga nas faculdades de marketing nos anos 90, entretanto já muito ultrapassada), por outro lado a opção por uma apresentação kitsch tem tudo para criar uma imagem muito redutora das potencialidades regionais.


O Dr. Sobrado, que foi recebido no PSD Viseu como a última coca-cola no deserto (daqui podemos aferir da mediocridade que tomou conta da colectividade), nesta BTL, apresentou a cidade num registo que variou entre o pastor da IURD (a expulsar o diabo do corpo de crentes) e o vendedor da banha da cobra (a vender propaganda barata, ou seja a vender-se a ele próprio como “a figura política local”).

Num estilo de fazer inveja a João Baião, o vereador que não quer “Turistas de Autocarro”, tratou de fazer uma apresentação para o “Turista do Garrafão”. Das duas uma: Ou Sobrado é um excelente marqueteiro e vendeu-se, ao PSD local, a peso de ouro quando o seu valor de mercado não alcança um prato de tremoços; ou o Dr. Almeida Henriques, na sua reconhecida inércia mental, não distingue amendoins de pepitas de ouro e tratou de enfiar um barrete a si próprio.

Deixo ainda duas questões ao leitor: É impressão minha ou o fulgurante Dr. Sobrado cada vez fala e aparece mais e o Dr. Almeida Henriques cada vez fala e aparece menos? Será este um barrete a mais na cabeça do Dr. Almeida e do PSD Viseu ou o simples reconhecimento que para se ser Presidente da Câmara não basta ocupar o lugar é preciso ter competência para não se ser ultrapassado?

No entretanto, a ferrovia lá seguiu para Évora e deixou o autarca modelo que queria ficar com o seu nome ligado ao comboio apeado na estação da festarola popularucha e folclórica. Siga a dança que o povo gosta!

Uma última nota para o que se está a passar no PS Viseu. Como diz, um cada vez mais sensato, José Junqueiro, o PS Viseu não se pode reduzir (como está a acontecer) a um grupo de família, amigos e compadres. A golpada que está prestes a acontecer será mais uma mancha entre as diversas Ginestaladas que o PS proporcionou a Viseu nas últimas décadas.

Não se pode encher a boca de ética republicana às segundas, quartas e sextas e recorrer a golpadas e expedientes manhosos às terças, quintas e sábados.

Fica a saudação a Pedro Baila Antunes que sozinho num deserto de ideias e competência, ao leme da oposição na vereação, tenta tocar o barco.

O CDS Viseu ainda existe ou já não resiste?

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião