LOIÇA PRETA DE MOLELOS, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

por Cílio Correia | 2017.01.31 - 18:11

Esperemos que 2017 traga a notícia da Loiça Preta de Molelos ter sido reconhecida como Património da Humanidade e se comece a pensar num espaço que consagre esse desiderato.

Bem sei que há quem diga isto e aquilo… Escrevo com a noção de estar a pregar no deserto. Sei que uns entendem e aceitam, e que outros nem aceitam nem entendem, são os “nem-nem”.

Paciência, se é assim que justificam a existência. Eu vou continuar a testemunhar. Persistir até decifrar o enigma! Quando falo em espaço refiro-me a uma sala para exposições temporárias e permanentes de peças artesanais e oláricas, uma loja de venda de olaria e um centro de documentação e produção da Loiça Preta de Molelos, em cooperação com centros nacionais e estrangeiros.

O acervo seriam peças catalogadas com destaque para as de cunho artístico, tradicional ou inovador, dos mestres de olaria dos séculos XIX e XX.

E destacar Molelos como centro de olaria de autor e peças de design e produção de olaria contemporânea, sem descurar um roteiro às oficinas dos mestres oleiros, ou seja, promover uma cultura humanista, universal e impulsionar um ruralismo de tipo novo.

 

(foto DR)