Geração NoMo

  As mulheres têm um novo e bom argumento para não serem mães, está na moda. As mulheres do século XXI poderão assumir, sem quaisquer complexos, a sua vontade de não serem mães, algo “tradicionalmente” considerado contranatura. Considero, indubitavelmente, que ser ou não ser mãe é uma escolha que a cada mulher diz respeito, ponto […]

  • 15:46 | Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014
  • Ler em 2 minutos

 

As mulheres têm um novo e bom argumento para não serem mães, está na moda. As mulheres do século XXI poderão assumir, sem quaisquer complexos, a sua vontade de não serem mães, algo “tradicionalmente” considerado contranatura.

Considero, indubitavelmente, que ser ou não ser mãe é uma escolha que a cada mulher diz respeito, ponto final!


Não tenho qualquer autoridade moral para fazer julgamentos de valor a este respeito, desde logo porque não tenho filhos, talvez faça parte da Geração NoFa (Not Father). Soa bem, gosto desta terminologia, sinto-me mais urbano, sofisticado, global, social. Afinal de contas, é sempre bom poder fazer parte de uma “tribo mediática”.

Vou, prometo, investigar quem são os famosos que poderão fazer parte dos NoFa. Já me sinto a fazer a próxima campanha da Nespresso. Afinal de contas, George Clooney assumiu em entrevista à revista alemã TV Movie, que não seria um “bom educador” e que, por isso, prefere ser “tio” dos seis filhos de Brad Pitt e Angelina Jolie…

A somar à Geração NoMo (Not Mothers), há as PANKS (Professional Aunts with No Kids),  as YUMMIES…

Vou tomar um Ristretto e pensar em siglas que possam enriquecer o nosso glossário. Aceitam-se sugestões. Não tenho Ristretto, tenho que tomar um Rosabaya, o bom sabor colombiano! Lembro-me instantaneamente da performance em palco da namorada do futebolista do Barcelona, Gerard Piqué, a famosa cantora Shakira, mas…ups…já tem um filho. Portanto, não tem lugar neste texto. Muitas famosas de Hollywood confessaram recentemente seu desejo de não serem mães e a imprensa internacional tem dado eco a essa ideia. Foi também publicado um livro intitulado Sem Filhos: 40 Razões Para Você Não Ter, da autoria de Corinne Maier.

Portugal poderá ser um bom país para a Geração NoMo (Not Mothers), a julgar pela baixa taxa de natalidade que as estatísticas nos mostram. Infelizmente, a diminuição do número de mulheres que querem ser mães poderá não ser resultado de uma opção apenas pessoal, mas sim social e económica. São cada vez mais as mulheres que não têm filhos, que o são mais tarde ou que se limitam a ter apenas um, como consequência das dificuldades económicas, da precariedade laboral, dos baixos salários, da crise do Estado Social, do desmoronar da “família”…

Ao degustar o café não me ocorreu qualquer designação para quem não tem filhos porque não tem dinheiro, emprego ou saúde. Mas já sei o que dizer aos vizinhos “grisalhos”, quando regressar à minha aldeia, após as férias em família com a minha sobrinha, “SOU UM NoFa!”

Talvez não lhes seja automaticamente inteligível, mas considerarão que sou um rapaz da moda, sem filhos, mas com uma sobrinha…nas férias…

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião