Dia Mundial da Fotografia

por Vitor Santos | 2016.08.17 - 09:19

A  fotografia – hoje de uso banal, foi uma das maiores invenções do século XIX.

A polémica em volta da sua invenção deve-se ao facto de não ser obra de um só autor, mas um processo somatório de avanços por parte de muitos profissionais, em colaboração ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos. A primeira fotografia que se reconhece data do ano de 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce.

A fotografia – técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível, sofreu várias mudanças ao longo dos tempos. A sua essência não se alterou, no entanto, a tecnologia permite cada vez mais melhorar a qualidade, aumentar a resolução e a realidade das cores que ainda não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do preto e branco possui.

Em Portugal o período áureo da circulação do postal ilustrado – início do século XX, foi a época em que o acesso à fotografia foi generalizado. As famílias com menos recursos dos locais mais recônditos podiam agora tirar o seu retrato que era um objeto de grande significado ao ponto de ser prática corrente usar as roupas das famílias mais abastadas da região.

A internet, mais acessível, aliada ao uso generalizado das redes sociais e equipamentos com câmaras fotográficas cada vez mais sofisticadas alterou a forma como as pessoas compartilham suas imagens e se relacionam com a fotografia. A facilidade, instantaneidade, composição, alcance e a reação imediata fizeram dos cibernautas fotógrafos amadores e das redes socias álbuns fotográficos. Só no facebook são postadas mais de 100 milhões de fotos por dia! Uma pesquisa revela, mesmo, que para algumas pessoas postar fotos no Facebook e no Twitter é viciante. Os dados também indicam que cada usuário posta, em média, 282 imagens – as mulheres compartilham duas vezes mais fotos que os homens.

A fotografia abrange todas as áreas da vida que permite registar e arquivar o momento que identificamos quase sempre com o lazer. A verdade é que esta é utilizada massivamente na ciência, justiça, comunicação social, e outras áreas «sérias» da sociedade.

Algumas fotografias entraram para a história eternizando momentos em imagem. Todos nós as conhecemos e apesar de estarem no nosso imaginário, nem sempre conhecemos a história por trás do clique. O fotojornalismo é uma atividade respeitada e valorizada pela mensagem única que transmite.

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto. A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.

Vitor Santos nasceu em Viseu no ano de 1967. Concluiu o Curso de Comunicação Social no IPV. Conta com várias colaborações na Imprensa Regional. Foi diretor do Jornal O Derby.

Pub