A Ecopista merecia mais…

por PN | 2016.12.19 - 09:49

 

 

A Ecopista que ligou três concelhos, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão foi uma das obras úteis integrada no Programa Polis e que tem feito, desde 2011, o prazer de muitos utentes e permitido a manutenção do bem-estar físico de muitos cidadãos.

No sábado passado, bem cedo, meti pé pelos lados da saudosa Estação dos Caminhos de Ferro da cidade, hoje um parque de estacionamento, uma rotunda e uma fonte.

O ar desprezado começa logo no início deste trajecto com uma paisagem envolvente que é um silvedo. Depois, o piso que começa, nalguns sítios a fissurar, está por varrer e cuidar há muito. Em mais locais que o aconselhável, a cerca de protecção dos utentes, em roletes de pinho tratado, está quebrada em muitos metros.

 

Aquela que foi uma obra paradigmática de 3 concelhos, aqui, no seu quase início, em Viseu está descuidada e, a assim continuar, mais uns meses e começará a tornar-se tão óbvia a sua degradação que triste lhe auguramos o futuro. E o dos cidadãos que a ela recorrem. E são muitos.

Dos três autarcas que fizeram a obra, a quem se deve a sua concepção e concretização, nenhum está já no desempenho das funções.

Será por isso, que a Ecopista, se tornou uma “enjeitada”?

Nota: Refiro apenas o primeiro quilómetro…

 

(foto dos 3 autarcas com DR)