Vitorino no palco Expodemo para um concerto memorável

por Rua Direita | 2016.08.25 - 21:27

 

 

Na primeira noite da Expodemo, 16 de setembro, em Moimenta da Beira, Vitorino subirá ao palco para um concerto memorável. O cantor e autor de “Menina estás à janela”, uma das canções mais emblemáticas do imaginário coletivo português, e de “Leitaria Garret” ou de “Queda do Império”, entre tantas outras, foi companheiro de palco e cantigas de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho e outros nomes fundamentais da música portuguesa dos últimos quarente anos.

Vitorino nasceu na vila do Redondo (Alentejo) e estreou-se em 1975 com um disco assinado com nome próprio, editado num dos períodos de maior agitação social da história recente de Portugal. “Semear Salsa ao Reguinho” foi logo considerado um ponto de referência na redefinição de padrões estéticos e caminhos que a música popular viria a trilhar a partir do meio da década de 1970.

Depois foi viajante de palavras e de terras. Correu o país e o mundo. Em 1999 grava em Cuba um disco de Boleros com o Septeto Habanero que tem por título “La Habanna 99”. O projeto resultou do encontro durante a EXPO 98 entre o cantor do Redondo e uma das mais míticas formações da música popular de La Habana. Este CD foi um grande êxito, tendo vendido cerca de 40.000 cópias. Os espetáculos resultantes deste trabalho foram também um enorme sucesso nos anos 2000 e 2001, tendo Vitorino e o grupo Septeto Habanero realizado inúmeros espetáculos de norte a sul do país.

No concerto do Palco Expodemo, Vitorino será acompanhado, em momentos, pelo grupo coral “Os Camponeses de Pias”, um dos grandes intérpretes do “Cante Alentejano”, género musical tradicional do Alentejo que a UNESCO declarou, há menos de dois anos (27 de novembro de 2014), como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Será um privilégio e uma honra a presença de ambos!

A Expodemo – Mostra de Produtos, Atividades e Serviços da Região, vai realizar-se nos dias 16, 17 e 18 de setembro, pela 5ª vez consecutiva em Moimenta da Beira. O evento é organizado pela Câmara Municipal, com o apoio e patrocínio de inúmeras empresas.
Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub