Visita à Anta da Arquinha da Moura

por Rua Direita | 2016.11.14 - 18:00

 

No passado dia 5 de novembro, alunos do mestrado de Arqueologia e Ambiente da Universidade de Évora visitaram o monumento megalítico Anta da Arquinha da Moura, na Lajeosa do Dão, acompanhados pela Diretora do 2.º Ciclo de Arqueologia e Ambiente, Leonor Rocha e por Gertrudes Branco da Direção Regional de Cultura do Centro.

Alguns destes alunos, do programa Erasmus, indianos, brasileiros, ingleses, chineses, entre outras nacionalidades, ficaram maravilhados pela imponência de tal imóvel, o que para muito contribuiu a sua limpeza. Neste campo, agrademos à Junta de Freguesia local que, no dia anterior, efetuou uma desmatação controlada e cuidada.

arquinha_moura-16

Esta visita serviu para que estes jovens investigadores compreendessem a tipologia construtiva, tal como para visualizarem as pinturas que a maioria dos esteios, que constituem a câmara, exibem. Algumas destas pinturas são exemplares únicos no contexto do megalitismo da Península Ibérica.

O restauro, ocorrido há alguns anos, também foi motivo de discussão, sempre pelas melhores razões devido ao excelente trabalho efetuado.

O contexto da visita começou pela explicação do Arqueólogo do Município, Jorge Arrais, das técnicas construtivas do monumento, dos materiais utlizados, do espólio da anta, entre outras considerações.

A posteriori, em pequenos grupos os alunos visitaram o interior da anta onde lhes foi explicado o tipo de pinturas existentes e a respetiva tipologia, sem poderem fotografar com flash.

Terminada a visita, seguiram-se algumas perguntas, prosseguindo viagem para outro magnifico local, no concelho vizinho de Oliveira de Frades, o Dólmen de Antelas.

 

 

Gabinete de Património Cultural

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub