Viseu Dão Lafões desafia empreendedores a nível nacional

por Rua Direita | 2015.01.28 - 14:11

 Concurso de ideias de negócio – Wanted Business Ideas –  apresentado dia 29 de Janeiro, pelas 17h30, no Hotel Montebelo, em Viseu

 

 

Atrair empreendedores nacionais e boas ideias de negócios para a região de Viseu Dão Lafões é o objectivo do Wanted Business Ideas, que vai ser apresentado no próximo dia 29 de Janeiro, pelas 17h30, no Hotel Montebelo, em Viseu. O concurso de captação de novas ideias e negócios é promovido e organizado pela Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, sob a coordenação da CIM Viseu Dão Lafões, em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu e com o apoio institucional da Federação Nacional de Associações de Business Angels, do Clube de Business Angels Viseu Dão Lafões e com o apoio do Montepio.

Serão distinguidas as três melhores ideias e será atribuído o prémio no valor de 10.000,00€ à ideia vencedora. Todos os premiados serão acolhidos numa incubadora do território, beneficiando gratuitamente de vários serviços e ainda de um plano de capacitação, em áreas com “business model”, internacionalização, finanças, marketing, entre outras.

O concurso estará aberto a pessoas singulares – que podem participar individualmente ou em grupo, com limite máximo de 4 elementos-, maiores de 18 anos de idade, ou pessoas coletivas recentemente constituídas (menos de 6 meses) com o objetivo de desenvolver a ideia e/ou dinamizar o projecto. O Wanted Business Ideas é de âmbito nacional e pretende atrair iniciativas empresariais de qualquer ponto do país, no entanto a ideia de negócio ou empresa vencedora deverá ser implementada no território constituído pelos 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões.

As candidaturas deverão ser apresentadas até 30 de abril de 2015, sendo este um procedimento totalmente gratuito. A formalização será efectuada através do preenchimento do formulário eletrónico no site www.empreendedaolafoes.pt. O

O Concurso de ideias de negócio é desenvolvido em 4 fases:
Na primeira fase de recolha de candidaturas serão promovidos Roadshows por várias instituições do ensino superior, que incluirão momentos de disseminação de conteúdos/experiências empreendedoras no sentido de promover a iniciativa empresarial nos estudantes, estimulando o espírito de iniciativa, de dinamismo, da inovação, da criatividade e do risco. Serão ainda efetuados Workshops direcionados a empreendedores, no âmbito da divulgação da ação, com o objetivo de serem aceleradores de ideias de negócio.

As restantes três fases são compostas pela realização de oficinas de criatividade e geração de ideias, “BootCamp de imersão de ideias” e final do concurso de ideias de negócio. Os candidatos que considerem que a sua ideia de negócio já possui um grau de maturidade mais avançado, podem optar por não participar nas oficinas de criatividade e geração de ideias, devendo apenas enviar o seu “vídeo-pitch”, uma apresentação, de pequena duração, onde os candidatos apresentam a sua ideia de negócio.

O Wanted Business Ideas tem como objetivo a criação de novas empresas, e a mobilização de potenciais empreendedores, visando a sua capacitação empresarial adaptada às diversas fases de estádio dos projectos. O concurso destina-se a fomentar a inovação e a criatividade na região Viseu Dão Lafões, assim como atrair projetos inovadores, cativar potenciais empreendedores, identificar ideias de negócio inovadoras capazes de se materializarem e converterem em negócios viáveis, sejam pequenas iniciativas emergentes de pequena escala ou sejam negócios com forte potencial de crescimento.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub