“Viagem ao Norte” com João Tordo no Museu de Lamego

por Rua Direita | 2014.02.25 - 15:18

 

Os próximos dias 26 e 27 de abril são dias de “Viagem ao Norte” no Museu de Lamego, num workshop de escrita criativa orientada pelo escritor e Prémio José Saramago 2009, João Tordo. A iniciativa, desenvolvida no âmbito da exposição de fotografia “Caminhos do Ferro e da Prata”, pretende explorar os diversos caminhos do olhar, relacionando-os com outros sentidos, de forma a desenvolver a leitura da fotografia e os contextos que pode evocar.

Patente até ao dia 30 de abril, a exposição “Caminhos do Ferro e da Prata” reflete a inegável importância histórica da construção da via-férrea do Douro e Minho, numa coleção de fotografias reunidas num álbum originalmente concebido para a sua apresentação pública, propriedade da família Mascarenhas Gaivão. De elevada qualidade técnica e artística, a importância deste conjunto vai muito para além dos interesses específicos do transporte ferroviário, por toda a informação que encerra ao nível da paisagem, arquitetura, traje, alfaias, embarcações e costumes.

Viagem ao Nortepropõe uma abordagem criativa a partir deste contexto expositivo, através das técnicas de escrita, onde armadilhas ganchos ou flashbacks tomam forma, num enredo com pontos de viragem que marcam momentos fundamentais na construção do mundo narrativo.

Esta é uma oportunidade de desenvolver novas ferramentas e competências na área da escrita criativa, ao proporcionar, com um escritor reconhecido, a aquisição de diferentes métodos de trabalho da língua.

No final, pretende-se que os formandos sejam capazes de pensar a estrutura narrativa de um romance, partindo de uma ideia original e desenvolvendo-a utilizando a metodologia apresentada.

Destinado ao público em geral, as inscrições são obrigatórias e deverão ser feitas em www.museudelamego.pt ou em www.terrafirme.com.pt.

 

FORMADOR: João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Em 2009 ganhou o Prémio Literário José Saramago com o romance As Três Vidas (2008). Foi finalista dos prémios Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores, do Prémio Fernando Namora em 2011 e do Prémio Portugal Telecom. Publicou ainda O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), O Bom Inverno (2010) e Anatomia dos Mártires (2011). Trabalha como cronista, tradutor, guionista e formador em workshops de ficção. Os seus livros estão publicados em seis países, incluindo França, Itália e Brasil. Recentemente, entrou na pré-selecção do Prémio Europeu do Livro com Le Bon Hiver (Actes Sud).

 

mlamego.patriciabras@culturanorte.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub