VI Jornadas de Mergulho (BBV/CDOS…)

por Rua Direita | 2015.05.01 - 10:14

 

VI JORNADAS DE MERGULHO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS VISEU

Dias 1, 2 e 3 de Maio 2015 vão decorrer as VI Jornadas de Mergulho, V Internacionais organizadas pelos Bombeiros Voluntários de Viseu, com o apoio do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

 

Do programa consta o seguinte:

Dia 1 de Maio 2015:

Início dos trabalhos no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu onde serão abordados temas de elevado interesse na área do mergulho e salvamento aquático, nomeadamente medicina hiperbárica, pelo Dr. Óscar Camacho, organização do teatro de operações, no acidente Entre-os-Rios, pelo Comandante Rodrigues Vicente, pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), o Adjunto Nacional Marco Martins dará nota explicativa sobre a Norma Operacional Permanente (NOP) e Diretiva Operacional Nacional, sobre as Unidades Distritais de Intervenção de Salvamento Aquático (UNISA) e por último será abordada a temática dos acidentes multivitimas e sua triagem pelo Dr. António Gândara.

Dia 2 de Maio 2015:

Ponto alto destas Jornadas com a realização de um Exercício LIVEX de Salvamento Aquático de grandes dimensões, o primeiro do género e desta envergadura que se realiza a nível nacional, e que envolve a queda de uma ponte junto à praia fluvial, na Albufeira do Vilar, Moimenta da Beira.

Este exercício, que conta com a participação de Bombeiros Mergulhadores de todo o país e outros Agentes de Proteção Civil, pretende testar a capacidade operacional dos Bombeiros Portugueses nas missões de salvamento aquático e vai envolver elevado número de meios humanos e materiais, incluindo helicópteros, barcos, equipas médicas e equipas de apoio psicossocial.

Dia 3 de Maio 2015:

Continuidade dos trabalhos e encerramento das Jornadas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, com a realização de um debreafing sobre o Exercício LIVEX de Salvamento Aquático realizado.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub